Espanha

Quem é Inés Guardiola, advogada de Daniel Alves

A jurista, experiente em casos envolvendo abuso sexual, é conhecida na área jurídica da Espanha por fechar acordos em processos

Inés Guardiola foi quem defendeu Daniel Alves durante o julgamento por agressão sexual -  (crédito: Lluis Gene / AFP)
Inés Guardiola foi quem defendeu Daniel Alves durante o julgamento por agressão sexual - (crédito: Lluis Gene / AFP)
postado em 28/03/2024 16:10

O ex-jogador de futebol Daniel Alves compareceu nesta quinta-feira (28/3) ao Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, em Barcelona, ao lado da advogada dele, Inés Guardiola. Foi ela quem o defendeu durante o julgamento por agressão sexual, em que ele foi condenado a quatro anos e meio de prisão. A figura feminina na defesa do jogador causou revolta nas redes sociais e levantou curiosidade sobre a defensora. 

Especializada em agressão sexual e direto penal, Inés é conhecida na Espanha, especialmente na área jurídica, por fechar acordos em processos.

Nascida em Barcelona, Inés é formada em direito pela Universitat Pompeu Fabra e fez especialização em jurisdição de menores, crimes de violência doméstica e direito penitenciário, pelo Colégio de Advocacia de Barcelona.

Além disso, é sócia-fundadora do escritório de advocacia Guardiola Penalistas que tem mais de 15 anos de atuação na área de direito penal de penitenciário.

Inés também atua como professora de direito penal, na Universidade de Barcelona, e direito penal econômico na Universidade Abat Oliba e desde de janeiro de 2020 é secretária-tesoureira na Comissão de Direito Penitenciário e da Comissão de Drogas da Ilustre Ordem dos Advogados de Barcelona.

Poliglota, com domínio de catalão, espanhol, inglês e italiano, Inés assumiu o caso de Daniel Alves em outubro de 2023, sendo a terceira pessoa a defender o ex-jogador no caso de agressão sexual.

Daniel foi condenado a quatro anos e meio de prisão mas teve liberdade provisória concedida na última segunda-feira (25/3) após o pagamento de uma fiança de US$ 1 milhão.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação