Tensão diplomática

Líder do PT diz que Tarcísio de Freitas articula fuga de Bolsonaro por tarifas

Lindbergh afirma que governador de São Paulo de articular fuga de Bolsonaro em troca de negociação tarifária com Trump e diz que ação equivale a 'chantagem contra o país'

Lindbergh Farias:
Lindbergh Farias: "Querem humilhar as instituições e livrar a cara do Bolsonaro. É isso ou jogam uma bomba no país. Agem como sequestradores de toda uma nação e agora aparece pedindo o resgate" - (crédito: Marina Ramos / Câmara dos Deputados)

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), afirmou nesta sexta-feira (11/7) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cometeu "chantagem aberta contra o país" ao, segundo ele, articular a fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em troca de negociações tarifárias com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Querem humilhar as instituições e livrar a cara do Bolsonaro. É isso ou jogam uma bomba no país. Agem como sequestradores de toda uma nação e agora aparece pedindo o resgate!”, disse o petista em publicação nas redes sociais. Ele ainda apontou que o clã bolsonarista quer transformar Trump “numa espécie de novo poder moderador no Brasil”.

“O papel que atribuíam aos militares agora é substituído pelo de Trump. Espero que essa versão de que Bolsonaro viajaria acompanhando de Hugo Motta e  Alcolumbre não seja verdadeira. Iam pedir autorização do Trump para votar a anistia no Congresso?”, indagou o deputado.

Na manhã desta sexta, o governador se reuniu com o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, para discutir os impactos da medida sobre a economia paulista e o agronegócio nacional. A informação foi dada pelo político por meio das redes sociais.

Segundo Tarcísio, o tema abordado na conversa foi sobre as consequências da tarifa para a indústria e agro brasileiro e também o reflexo disso para as empresas americanas. “Vamos abrir diálogo com as empresas paulistas, lastreado em dados e argumentos consolidados, para buscar soluções efetivas. É preciso negociar. Narrativas não resolverão o problema. A responsabilidade é de quem governa.”

Na ocasião, ele voltou a responsabilizar o governo brasileiro pela taxação e declarou que busca interlocução não apenas com o corpo diplomático dos EUA, mas com empresas norte-americanas instaladas em São Paulo, muitas das quais também podem ser prejudicadas por possíveis contramedidas comerciais. 

A tarifa de 50% anunciada por Donald Trump é, até o momento, a mais alta entre as novas taxas divulgadas pelo governo dos Estados Unidos. Segundo ele, a medida foi motivada pela percepção de que a relação comercial com o Brasil é "injusta" e as barreiras tarifárias e não tarifárias impostas pelo país resultaram em "déficits comerciais insustentáveis contra a terra do Tio Sam".

  • Google Discover Icon
Por Wal Lima
postado em 11/07/2025 17:06 / atualizado em 11/07/2025 17:28
x