Projeto

LAB JUV começa ciclo de palestras de audiovisual, TV e internet

Com a contribuição de quatro profissionais dos nichos, as palestras serão exibidas no canal do SOMA Cidadania Criativa no YouTube

LAB JUV -  (crédito: AndrezaMona)
LAB JUV - (crédito: AndrezaMona)

O LAB JUV é um projeto que traz aos moradores da periferia oportunidades formativas com atividades presenciais de audiovisual, TV e internet. Com as inscrições já encerradas, 30 pessoas periféricas foram selecionadas para o ciclo formativo. A partir desta quarta-feira (17/4), a primeira fase da proposta começa com palestras de profissionais das áreas.

O programa é composto por quatro fases e a inicial é o ciclo de palestras intitulado de Chega mais. Os palestrantes são a cineasta Viviane Ferreira; a diretora de criação dos Estúdios Globo, Samantha Almeida; o criador de conteúdo digital Puro Roxo; e a fundadora da produtora Vaporosa Cultural, Bethania Maia.

Bethania pontua que o audiovisual é uma ferramenta de potencialização para criar novas realidades e referências do potencial da comunidade periférica. “A mídia e a literatura sempre retrataram uma caricatura do que seria uma pessoa negra, uma pessoa indígena, uma pessoa periférica, uma pessoa LGBT. E nenhuma dessas referências eram conectadas com sucesso, felicidade ou com uma vida estruturada. Ao fazer o nosso audiovisual, por nós e para nós, criamos essa nova possibilidade”, diz.

A produtora ressalta que, além de estar no papel de existir, também está aqui para criar e estabelecer o lugar da diversidade sociocultural. A democratização dos meios de comunicação possibilita que todos contem sua história, não só os privilegiados que possuem acesso aos caros equipamentos.

“Todas essas iniciativas que dão as ferramentas do audiovisual para quaisquer pessoas que tenham interesse em acessar esses espaços ajudam a colocá-las um pouquinho mais dentro da corrida. Obviamente, ninguém larga do mesmo lugar. Os privilégios ainda vão pautar quem larga primeiro na corrida, mas, a partir do momento em que as pessoas têm acesso tanto aos saberes quanto aos equipamentos, vai ser possível que mais dessas histórias sejam contadas. Com as nossas perspectivas em ênfase, não somos retratados com o olhar do desejo do outro do que o nosso corpo seja”, explica.

Luther Rocha, mais conhecido como Puro Roxo, diz que aborda pautas da comunidade negra utilizando o humor porque isso proporciona uma comunicação fácil e informal. Com a visibilidade nas redes sociais, ele consegue evidenciar pautas que normalmente são invisibilizadas e pretende, com isso, trazer suas experiências para incentivar os ouvintes.

Abertas ao público, as quatro palestras seguem até o dia 25 de abril e poderão ser acompanhadas pelo canal do SOMA Cidadania Criativa no YouTube, instituto idealizador do projeto.

Serviço


LAB JUV
Palestras nesta quarta (17/4) e quinta (18/4), e nos dias 23 e 25 de abril, das 18h às 20h, no canal do SOMA Cidadania Criativa no YouTube.

*Estagiária sob supervisão de Severino Francisco

  • Bethania Maia será uma das palestrantes
    Bethania Maia será uma das palestrantes Foto: Divulgação LAB JUV
  • Puro Roxo
    Puro Roxo Foto: Divulgação LAB JUV
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 17/04/2024 16:11 / atualizado em 17/04/2024 16:11
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação