Cidades

Resumo do dia: confira as notícias sobre o avanço da pandemia no DF

Hran no limite, histórias de recuperados, contratação de leitos de UTI e adaptações na rede privada para lidar com a lotação: veja as notícias

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/06/2020 20:40
A secretaria de Saúde contratou mais leitos de UTI tendo em vista que a ocupação está chegando a 70%1. Recuperados - Conheça a história de pacientes que se recuperaram do coronavírus. Geraldo Carlos Teixeira, 75 anos, quer voltar a comer um churrasquinho e Mauro Antônio Vieira precisou esperar seis horas sentado em uma cadeira, com falta de ar e passando mal, para ser internado. Dona Inácia é exemplo de superação: com comorbidades e aos 84 anos, ela venceu a doença.

2. Hospitais - A secretaria de Saúde ampliou carga horária de servidores de Ceilândia e Brazlândia porque profissionais da área estão se afastando por estresse, esgotamento mental e depressão, além dos casos de covid-19. Referência no combate à covid-19 no DF, Hran opera no limite, com deficit de profissionais, falta de testes e de pontos de oxigênio. O Hran recomenda ainda que paciente com sintomas gripais leves procurem as UBSs para não sobrecarregar a unidade de referência, que mal dá conta de atender aos casos graves. Em entrevista ao CB.Poder, o presidente do grupo Santa fala sobre adaptações feitas na rede para combater a pandemia. De olho na superlotação, a Secretaria da Saúde contratou mais 55 leitos de UTI, com investimento de mais de R$ 57 milhões.
3. Isolamento - O índice de isolamento social caiu 10% no DF: Ceilândia, a cidade mais atingida pelo vírus, lidera ranking de descumprimento. GDF promete ações específicas em cada região.

4. Casos - DF contabilizou 14 mortes e 1.381 novos casos de covid-19 nesta quinta-feira (18/6). O Sindicato dos Metroviários do DF (Sindmetrô-DF) está preocupado com a contaminação entre a categoria e pede urgência na disponibilização de testes: são 28 metroviários contaminados até agora.
5. Viagens - O Aeroporto de Brasília passa a operar com 280 voos por semana em junho. A quantidade dobrou na segunda quinzena do mês em comparação com abril.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação