
Várias regiões do Distrito Federal amanheceram sob forte chuva nesta sexta-feira (14/3), com registros de relâmpagos e trovões. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar do tempo instável no início do dia, a previsão indicou a mínima de 17 °C, mas o calor deve predominar, com máxima de 32 °C e umidade variando entre 25% e 95%.
Segundo o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia, a chuva intensa é resultado da combinação entre calor e umidade, fenômeno comum neste período do ano. Segundo o especialista, a condição deve permanecer durante o fim de semana com pancadas de chuva, mesmo que de forma isolada.
Em Brasília, o volume acumulado até as 8h chegou a 52,4 mm, enquanto no Gama o índice foi de 25,8 mm. Brazlândia registrou 22,2 mm, e no Paranoá, o acumulado foi de 7,4 mm. Na estação de Águas Emendadas, o volume de chuva foi baixo, marcando apenas 0,2 mm.
Saiba Mais
O especialista explica que a combinação entre calor e umidade tem favorecido a formação de nuvens carregadas, provocando chuvas fortes e rápidas. "Estamos ainda no período chuvoso. Mesmo que o mês passado e o início deste mês tenham sido mais secos, a chuva só termina climatologicamente em abril", disse ao Correio.
Cuidados
A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos alertas de temporais e evite áreas de alagamento. Também é aconselhado não utilizar equipamentos elétricos durante as tempestades, evitar contato com materiais condutores de energia e, caso esteja na rua, buscar abrigo em locais seguros.
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF