
Logo nos primeiros dias do último bloco dos Jogos da Juventude de 2025, iniciado no domingo (21/9), o Distrito Federal já conquistou pódios no taekwondo e no judô.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular?
Os estudantes Rafaela Cristina Alves Gramajo, do Centro de Ensino Médio (CEM) 404 de Santa Maria; Luiz Augusto do Prado da Silva Coelho, do Colégio Graphos; Gustavo Pereira Santana Teles, do CEM 01 de Brazlândia; e Maria Luiza Tanus Rangel, do Colégio Madre Carmen Sallés, conquistaram medalhas no taekwondo até 49kg (bronze), no judô até 66kg (bronze), no taekwondo até 48kg (prata) e no judô até 63kg (bronze), respectivamente.
Rafaela Cristina, de 17 anos, conheceu a modalidade aos 9 anos, por incentivo do pai, que havia praticado a luta na adolescência. Desde então, ela e os irmãos mergulharam no esporte. Já Pereira começou a praticar a luta aos 2 anos de idade. Hoje com 15, ele coleciona experiências e conquista medalha de prata na modalidade.
A disciplina e a dedicação transformam a vida de jovens atletas. Com persistência, Coelho, de 16 anos, após ser derrotado nas quartas, conseguiu se recuperar na repescagem e garantir o bronze no judô, na categoria até 66kg.
A trajetória da atleta Maria Luiza, de 15 anos, foi semelhante. Ela também foi eliminada nas quartas de final e, ao voltar na repescagem, garantiu o terceiro lugar do pódio. Com 22 medalhas conquistadas, o Distrito Federal ocupa o 8º lugar do ranking geral.
* Estagiária sob supervisão de Eduardo Pinho
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF