O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Brasília registrou uma variação de -0,02% em agosto de 2026, segundo dados divulgados pelo IBGE. Esta foi a primeira queda mensal desde janeiro de 2024, quando o índice marcou -0,36%.
No acumulado do ano, a inflação na capital federal ficou em 3,06%. Já nos últimos 12 meses, o IPCA acumula uma alta de 4,42%. Em nível nacional, o índice apresentou uma queda de 0,32% em agosto.
Leia mais
-
IPCA desacelera para 0,07% em julho e fica em 4,44% nos 12 meses
-
Boa notícia para o bolso: IPCA-15 de Brasília tem queda em agosto
-
Inflação em Brasília quase zera, mas saúde e moradia pesam no bolso
O que puxou a inflação para baixo
Três dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram queda de preços. O grupo de habitação (-1,19%) foi o que mais influenciou o resultado negativo, com impacto de -0,16 ponto percentual. A principal razão foi o recuo de 7,22% no preço da energia elétrica residencial, devido à aplicação do Bônus de Itaipu nas faturas do mês.
Apesar da queda, a bandeira tarifária amarela permaneceu em vigor, adicionando R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. Outra contribuição para a baixa veio do gás de botijão, que ficou 0,90% mais barato.
O grupo alimentação e bebidas também registrou deflação, com variação de -0,91%. Entre os itens que mais caíram de preço estão:
-
batata-inglesa: -27,95%
-
cebola: -16,40%
-
tomate: -12,91%
-
café moído: -5,17%
-
refeição: -0,63%
Por outro lado, alguns alimentos subiram de preço. Os destaques de alta foram o limão (41,79%), a banana-prata (7,60%) e a alcatra (1,63%).
Itens que ficaram mais caros
O grupo de despesas pessoais (1,32%) foi o que mais pressionou a inflação para cima. O avanço foi impulsionado pelo aumento nos preços do cigarro (22,89%), da hospedagem (4,19%) e do serviço de empregado doméstico (0,56%).
Saiba Mais
-
Cidades DF Paula Belmonte promete priorizar saúde e serviços básicos em Planaltina
-
Cidades DF Leandro Grass promete fortalecer Defensoria Pública em eventual governo
-
Cidades DF Polícia Civil do DF prende 11 pessoas suspeitas de esquema de agiotagem
-
Cidades DF Homem é preso com espingarda, coletes balísticos e cocaína em Santa Maria
-
Cidades DF Manifestação interdita pista da Estrutural e via é liberada após uma hora
-
Cidades DF Sobradinho II terá desligamento programado de energia nesta sexta-feira
O setor de vestuário também apresentou alta de 1,36%. As principais influências vieram da camisa/camiseta masculina (1,44%), do sapato feminino (3,00%) e da joia (2,01%).
O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 e considera famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos. Para o cálculo de agosto, foram comparados os preços coletados entre 31 de julho e 31 de agosto de 2026 com os vigentes no período anterior.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
