Ozzy Osbourne: Como foram os dias finais do cantor antes da morte?
Família divulgou um comunicado lamentando profundamente a perda e informou que o artista partiu cercado de amor
Ozzy Osbourne: Como foram os dias finais do cantor antes da morte? - (crédito: Reprodução Instagram)
Faleceu aos 76 anos o lendário cantor John Michael "Ozzy" Osbourne, vocalista da banda britânica Black Sabbath e uma das figuras mais marcantes da história do heavy metal. A família divulgou um comunicado lamentando profundamente a perda e informou que o artista partiu cercado de amor.
"É com mais tristeza do que palavras podem expressar que informamos que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu nesta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento", diz a nota oficial.
(FILES) O cantor inglês Ozzy Osbourne se apresenta durante a cerimônia de encerramento dos Jogos da Commonwealth no Estádio Alexander, em Birmingham, região central da Inglaterra, em 8 de agosto de 2022. Ozzy Osbourne, vocalista da banda de heavy metal Black Sabbath, morreu em 22 de julho de 2025, aos 76 anos, anunciou sua família em um comunicado. "Ele estava com sua família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento", acrescentou o comunicado. (Foto de Paul ELLIS / AFP)
Paul ELLIS / AFP
John Michael Osbourne nasceu em 1948 em Aston, bairro de Birmingham, na Inglaterra
A&E/Divulgação
Antes de se tornar um dos expoentes do heavy metal, o artista começou, aos 20 anos, com uma banda de blues chamada The Polka Tulk Blues Band. O grupo passou por alterações até se tornar o Black Sabbath.
Reprodução/LastFM
O Black Sabbath começou, de fato, em 1968. Em 1970, a banda formada por Ozzy, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward lançou o primeiro disco, com nome homônimo ao da banda.
Reprodução/LastFM
Ozzy permaneceu na banda até 1979, período em que participou de nove lançamentos da discografia e teve a voz imortalizada em canções como 'War pigs', 'Iron man', 'Paranoid', 'N.I.B' e 'Children of the grave'.
Reprodução/Warner Bros. Records
O vocalista foi demitido do Black Sabbath em 1979, após problemas com álcool e drogas. Segundo integrantes, ele chegou a sumir por seis semanas. No livro 'I Am Ozzy', o cantor falou que se sentiu traído pela expulsão e que, durante algumas gravações, fazia com que ele fizesse repetidos takes, mesmo que nada estivesse errado, como forma de puni-lo.
A&E/Divulgação
Ozzy iniciou a carreira solo e, em 1980, lançou o renomado álbum 'Blizzard of Ozz'. Entre os hits da fase solo estão Crazy train, No more tears, Mama, I’m coming home, Hellraiser, Mr. Crowley e Bark at the moon.
Reprodução/LastFM
Mas um episódio inusitado — e bizarro — marcou a carreira do músico. Em 1982, durante um show, um fã jogou um morcego e o artista, que pensou que o objeto fosse uma pelúcia, decapitou o animal com a boca. Ele precisou ser levado ao hospital e tomar vacina anti-rábica.
Andy Buchanan / AFP
A excentricidade e as composições sinistras deram a Ozzy o título de "Príncipe das Trevas". Em entrevista à NME em 2016, ele descreveu a canção 'Black Sabbath' como 'a música mais assustadora já escrita'
STRINGER/BRAZIL
Em 2023, o álbum Patient Number 9, lançado em 2022 pelo artista, venceu o prêmio de Melhor Álbum de Rock, sendo uma das premiações mais recentes da premiada carreira de Ozzy.
Robyn Beck / AFP
O artista fez história ao marcar o nome duas vezes no Hall da Fama, uma em 2006 como integrante do Black Sabbath e outra em 2024 pela carreira solo. Ele também obteve o reconhecimento duas vezes no hall da fama do Reino Unido.
LEE CELANO / AFP
Recentemente, o Black Sabbath se reuniu novamente para o show de despedida Back to beginning. Ozzy, Iommi, Butler e Ward se apresentaram em Birmingham em 5 de julho, apenas 17 dias antes da morte do cantor.
Divulgação
Embora a causa da morte não tenha sido confirmada, Ozzy enfrentava há anos complicações decorrentes do Parkinson, além de mobilidade reduzida — condição mencionada por sua filha Kelly Osbourne em uma publicação feita no dia 13 de julho.
A despedida dos palcos aconteceu em grande estilo. No último dia 5 de julho, Ozzy se reuniu com o Black Sabbath para um show histórico em Birmingham, cidade natal da banda, diante de uma multidão de fãs e admiradores.
O evento, intitulado Back to the Beginning (De volta ao começo), foi anunciado como a “última reverência” de Osbourne e marcou a primeira apresentação da formação original em duas décadas. O tributo contou com participações especiais e foi um momento emocionante para os fãs ao redor do mundo.