
Recentemente, a cantora Anitta postou uma foto em seu Instagram participando de um retiro terapêutico em Capinópolis, interior de Minas Gerais, voltado à terapia sistêmica com cavalos. Durante o encontro, a cantora passou pelas trilhas, participou de exercícios guiados e, em um momento marcante, permaneceu deitada, em silêncio, no curral, cercada por cavalos.
Segundo a treinadora e veterinária Fer Aguirre, foi uma experiência intensa, verdadeira e profundamente curadora, fruto da união de saberes com a terapeuta Lari Pedrosa e do cuidadoso preparo da equipe.
- Leia também: Quiz: qual fase da Anitta mais te representa
O que é terapia sistêmica com cavalos?
Também chamada despertar sistêmico com cavalos, essa prática traz os animais como espelhos emocionais, capazes de refletir nossos sentimentos e emoções de forma não verbal. A presença do cavalo ativa o campo morfogenético ou “campo sistêmico”, tornando-o vivo, dinâmico e totalmente transparente, segundo Fer?Aguirre. Na prática, o cavalo é o canal direto daquilo que o sistema carrega, mesmo quando o paciente não tem consciência disso. Essa linguagem silenciosa facilita o acesso a bloqueios emocionais, padrões inconscientes e traumas, especialmente quando acompanhada por terapeutas especializados.
Por que esse método cresce como ferramenta terapêutica?
Embora ainda tenham poucas revisões robustas, a equine-assisted therapy (EAT), segundo o site americano de saúde Healthline, vem sendo adotada por adultos com ansiedade, depressão, autismo e doenças motoras, com relatos de benefícios como regulação emocional, redução de estresse e melhora da autoestima.
A interação com cavalos estimula o córtex emocional humano, reduzindo o cortisol e aumentando a oxitocina, favorecendo processos conscientes por meio de percepções mais sutis.
Como foi a sessão de Anitta em Capinópolis (MG)
Anitta participou das atividades na Fazenda Retiro. O momento mais simbólico foi quando ela ficou deitada no meio de um curral, em completo silêncio, sem proteção física entre ela e os cavalos. “Na presença de um cavalo, o campo sistêmico se torna vivo, dinâmico e honesto… Cavalos não representam, são canal direto… O cavalo é o espelho que não mente.”, afirma a profissional.
A intenção era que, na imobilidade e silêncio, os cavalos se aproximassem ou interagissem espontaneamente, revelando aspectos emocionais que palavras não alcançam. A sensação relatada foi de reconexão interna, acesso ao sentir e acolhimento profundo.
Quais benefícios podem surgir de terapias com cavalos?
As evidências atuais e relatos de praticantes indicam benefícios em:
- Redução de ansiedade e estresse: por meio da regulação hormonal (menor cortisol mais oxitocina);
- Ampliação da presença e escuta interior: por meio da atenção não verbal aos cavalos;
- Liberação de emoções ou padrões reprimidos: com leitura do campo emocional pelas posturas do animal;
- Reconexão com o corpo e intuição: especialmente em práticas contemplativas como a que Anitta vivenciou;
- Sensação de pertencimento e paz: resultado da presença entre humanos e animais.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular