Cinema

Morre Zita Carvalhosa, diretora do Kinoforum, aos 65 anos

Criadora do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo, ela também produziu vários longas-metragens brasileiros, como o premiado Carvão, de Carol Markowitz

Zita Carvalhosa, produtora e entusiasta do audiovisual brasileiro, morreu em decorrência de câncer -  (crédito: Divulgação)
Zita Carvalhosa, produtora e entusiasta do audiovisual brasileiro, morreu em decorrência de câncer - (crédito: Divulgação)

A produtora audiovisual Zita Carvalhosa morreu nesta terça-feira (22/7) aos 65 anos, vítima de câncer. Criadora e diretora do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Zita dedicou a vida profissional à construção de uma cultura diversa, plural e acessível. Ela deixa a mãe, o marido, uma filha e dois netos. O velório será no dia 23 de julho, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, das 10h às 16h.

Leia também: Miley Cyrus prepara surpresa especial para os 20 anos de Hannah Montana

Em 1989, ela criou o Kinoforum — Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que dirigiu por 35 anos. Sob liderança de Zita Carvalhosa, a iniciativa se internacionalizou e passou a reunir cineastas, curadores e programadores de diferentes países na cidade de São Paulo e também importante festival de curtas da América Latina.

Leia também: Preta Gil morre aos 50 anos e deixa o Brasil de luto oficial

Zita também presidiu a Associação Cultural Kinoforum, responsável pelo festival, pioneira na criação de oficinas de realização audiovisual, que, desde 2001, são realizadas em regiões periféricas, com ações de formação voltadas para jovens. 

Leia também: Marília Mendonça terá série documental com bastidores emocionantes

Formada em cinema pela Universidade Paris III, na França, ela passou a integrar a produtora Superfilmes em 1983, à frente da qual produziu filmes como Carvão, de Carol Markowitz; A Casa de Alice, de Chico Teixeira; Um Homem de Moral, de Ricardo Dias; O Cineasta da Selva, de Aurélio Michiles; Tinnitus e Obra, de Gregório Graziosi; Tônica Dominante, de Lina Chamie; Urbania, de Flavio Frederico; Como Fazer um Filme de Amor, de José Roberto Torero, entre outras obras.

 

  • Google Discover Icon
postado em 22/07/2025 19:44
x