CINEMA

Globo de Ouro terá cerimônia oficial no Brasil pela primeira vez

Premiação internacional terá evento inédito no país em março de 2026, celebrando artistas brasileiros com projeção global

 Golden Globes Tribute Awards terá tapete vermelho, homenagens e foco no cinema e na TV nacionais -  (crédito:  AFP)
Golden Globes Tribute Awards terá tapete vermelho, homenagens e foco no cinema e na TV nacionais - (crédito: AFP)

Pela primeira vez na história da premiação, o Globo de Ouro terá uma cerimônia oficial realizada em território brasileiro, conforme anunciado pela Prefeitura do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (17/12). O órgão firmou uma parceria internacional com a Golden Globes e a Urland Ventures para sediar um evento em março de 2026, em um hotel de luxo da cidade. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

A iniciativa dará origem ao Golden Globes Tribute Awards, cujo foco será a valorização de artistas e criadores brasileiros do cinema e da televisão cujas obras alcançaram repercussão fora do país, reforçando o diálogo entre a produção nacional e o mercado internacional. A noite contará com tapete vermelho, jantar de fala, cerimônia de homenagens e um show de encerramento.  

O anúncio ocorre em um momento de forte visibilidade do cinema nacional no exterior. Nos últimos anos, produções brasileiras voltaram a ocupar espaço de destaque em premiações internacionais. Entre os exemplos recentes estão Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que conquistou o primeiro Oscar ao país e garantiu a Fernanda Torres uma vitória histórica no Globo de Ouro como melhor atriz, e O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, que atualmente posiciona Wagner Moura entre os principais nomes cotados para o prêmio de melhor ator.

O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere (PSD), diz que o evento é fruto do investimento público brasileiro na sétima arte. “Isso é reflexo do sucesso das políticas públicas implementadas nos últimos anos em prol do audiovisual carioca, que trouxe diretores, artistas e executivos ao Rio para produzirem grandes sucessos. Como foi o caso do Ainda Estou Aqui, símbolo de uma indústria fenomenal, que representa milhares de empregos, PIB, oportunidades e futuro”, comemorou. 

Em nota, a presidente do Globo de Ouro, Helen Hoehne, destacou o caráter simbólico e estratégico da iniciativa. Segundo ela, a realização do evento no Brasil representa um novo capítulo na trajetória da premiação no cenário global. “O Globo de Ouro tem uma longa história de reconhecimento de talentos internacionais, e o Brasil deu ao mundo algumas das vozes, histórias e visões artísticas mais extraordinárias”, afirmou. “Estamos animados para celebrar e reconhecer esses artistas latino-americanos.”

Ainda segundo a organização, informações adicionais sobre a programação e os nomes que serão homenageados devem ser divulgadas no início de 2026. A cerimônia no Rio integra uma estratégia mais ampla do Globo de Ouro para ampliar sua atuação internacional, com eventos realizados em centros estratégicos de produção audiovisual ao redor do mundo.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

 

  • Google Discover Icon
postado em 17/12/2025 17:34
x