
O impacto de uma presença misteriosa é o ponto de partida de Teorema, filme emblemático de Pier Paolo Pasolini, lançado em 1968, que integra a Sessão Clássicos do Cine Brasília neste mês. A obra será exibida em duas sessões, nesta sexta-feira (16/1), às 20h30, e no sábado (17/1), às 18h. Os ingressos custam a partir de R$ 10 (meia). Elenco traz Terence Stamp, Silvana Mangano e Massimo Girotti.
Ambientado em Milão, o longa acompanha a desintegração de uma rica família burguesa após a chegada de um jovem enigmático, vivido por Terence Stamp, que transforma a vida da empregada, do filho, da mãe, da filha e do pai. Quando o visitante parte de forma abrupta, cada personagem segue um caminho extremo e revela o vazio, a repressão e a fragilidade que sustentavam aquela estrutura familiar.
Lançado em contexto de efervescência política e cultural, Teorema faz crítica radical à burguesia e ao capitalismo. Com uma linguagem marcada por silêncios, Pasolini constrói uma obra que se afasta da narrativa tradicional para se afirmar como uma experiência filosófica e provocadora, ainda capaz de inquietar o público nos dias atuais.
- Leia também: Fafá de Belém vai à Justiça após ataques virtuais
Na programação do Cine Brasília também estão Valor sentimental, de Joachim Trier, O agente secreto, de Kléber Mendonça Filho, e Jovens mães, de Jean-Pierre e Luc Dardenne.
Serviço
Teorema
De Pier Paolo Pasolini, no Cine Brasília, nesta sexta-feira (16/1), às 20h30, e neste sábado (17/1), às 18h.

Diversão e Arte
Diversão e Arte
Diversão e Arte