Cultura afro-brasileira

Novas estátuas devem ser instaladas na Praça dos Orixás até setembro

Projeto de revitalização foi anunciado pelo Instituto Rosa dos Ventos e Coletivo das Yás do DF e Entorno durante a Festa das Águas 2026

Festa das Águas 2026 teve a presença de mais de 6 mil pessoas -  (crédito: Maria Aquino)
Festa das Águas 2026 teve a presença de mais de 6 mil pessoas - (crédito: Maria Aquino)

O Instituto Rosa dos Ventos e o Coletivo das Yás do DF e Entorno anunciaram, durante a Festa das Águas 2026, a revitalização da Praça dos Orixás, localizada às margens do Lago Paranoá. O projeto prevê a instalação de novas estátuas de alumínio até setembro, substituindo as antigas, feitas de fibra de vidro, um material inflamável. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

De acordo com Stéffanie Oliveira, presidente da Rosa dos Ventos, as novas estátuas vêm sendo pensadas há sete anos, com as colaborações de um artista plástico e de pais e mães de santo de fora do coletivo. As imagens têm traços mais humanos e dimensões maiores, representando a força das divindades. Além das novas figuras, a revitalização busca solucionar o problema da erosão causada pela água do Lago Paranoá e a ausência de banheiros públicos na região. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A Festa das Águas de 2026, comemorada nos dias 1º e 2 de fevereiro na Praça dos Orixás, teve a presença de mais de 6 mil pessoas. O evento, que celebra Iemanjá e Oxum, foi marcado por apresentações musicais de nomes como Luedji Luna, Ellen Oléria, 7 na Roda, Filhos de Dona Maria, Encontro de Baque Virado, Beco da Rainha e Grupo Afirmação.

  • Google Discover Icon
postado em 10/02/2026 13:49
x