
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), cancelou a participação na 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que estava agendada para esta sexta-feira (11/9) no Anhembi.
O anúncio foi feito pelo perfil oficial do evento nas redes sociais. A justificativa foi a necessidade da presença da ministra em Brasília devido a compromissos.
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Leia mais
-
Moraes cancela pronunciamento que faria no plenário da 1ª Turma
-
Crise no STF se agrava: o que diz imprensa internacional sobre disputa entre Moraes e Mendonça
-
Oposição aposta em atos em Brasília e em São Paulo contra Lula e o STF
A magistrada tinha duas participações programadas. Pela manhã, conversaria com a antropóloga Lilia Schwarcz sobre representatividade feminina no Brasil. Às 16h30, participaria de um debate sobre democracia na Arena Cultural.
A Bienal confirmou que, apesar da ausência de Cármen Lúcia, as duas mesas serão mantidas com os demais convidados.
Crise na Suprema Corte
O cancelamento ocorre em um momento de crise institucional no STF, que se intensificou após o jornal "Estadão" detalhar, em 1º de setembro, a relação entre o ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro.
A publicação aponta pedidos do banqueiro para que o ministro interviesse para travar investigações sobre negócios fraudulentos do Master, mirando o delegado Andrei Rodrigues e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
O material também cita a participação de Moraes na edição de um contrato de R$ 131 milhões, conversas sobre uma possível saída do banqueiro do país antes de sua prisão, cobranças relacionadas a pagamentos ao escritório Barci de Moraes e a autorização de cartões de crédito com limite de R$ 300 mil para os filhos do ministro.
Saiba Mais
Na virada de quinta para sexta-feira, 11, os sigilos de parte das investigações do caso Master foram quebrados. Na próxima terça-feira, 15, o plenário do Supremo deve julgar um pedido do ministro André Mendonça para investigar Alexandre de Moraes.
De acordo com a jornalista Carolina Brígido, do "Estadão", os votos de Edson Fachin e Cármen Lúcia são vistos como decisivos para selar o destino de Moraes no tribunal.
Com informações da Agência Estado
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
Política
Política
Política
Política
Política
Política