governo

Ex-repórter da "Globo" assume Secretaria de Proteção Animal do DF

Maria Fernanda Soares Pinto deixou a emissora em 2025 e estava à frente da comunicação da Casa Civil do Distrito Federal

Após deixar a televisão, a jornalista passou a integrar o GDF. Em abril de 2025, foi nomeada chefe da Assessoria de Comunicação Social da Casa Civil do DF -  (crédito: Reprodução/Instagram)
Após deixar a televisão, a jornalista passou a integrar o GDF. Em abril de 2025, foi nomeada chefe da Assessoria de Comunicação Social da Casa Civil do DF - (crédito: Reprodução/Instagram)

A jornalista Maria Fernanda Soares Pinto, ex-repórter da TV Globo, é a nova responsável pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal (Sepan-DF). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da quarta-feira (9/9).

Conhecida como Mafê, ela deixou a emissora em abril de 2025, após uma trajetória de mais de 25 anos. Formada pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), passou pela Rádio Nacional, TV Bandeirantes e CNT antes de chegar à emissora, em 2008. Na Globo Brasília, atuou como repórter e apresentadora, com destaque para a cobertura de temas ligados ao Distrito Federal.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Leia mais

  • Celina Leão participa de formatura do Qualifica DF Móvel no Riacho Fundo II

  • Morre Cristiane Sampaio, ex-diretora do Sindicato dos Jornalistas do DF

  • Celina Leão inaugura 7º Comitê de Proteção da Mulher em Santa Maria

Após deixar a televisão, a jornalista passou a integrar o Governo do Distrito Federal (GDF). Em abril de 2025, foi nomeada chefe da Assessoria de Comunicação Social da Casa Civil do DF. Agora, assume o comando da Sepan-DF no lugar de Cristiano Lopes da Cunha.

A mudança também atingiu o segundo posto da secretaria. Leonardo Araújo Emerick deixou o cargo de secretário-executivo, que passa a ser ocupado por Joaquim Jair Ximenes Aguiar Junior. Segundo a Sepan-DF, a nova gestão já iniciou a transição e o alinhamento com a equipe para dar continuidade às políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.

A troca no comando ocorre após Cristiano Lopes ser exonerado, a pedido, com efeitos a partir de 1º de setembro. Segundo a Sepan-DF, o ex-secretário deixou o cargo para se dedicar à campanha de Celina Leão (PP) ao Governo do Distrito Federal. A saída também foi oficializada no DODF de quarta-feira (9/9).

  • Google Discover Icon
postado em 10/09/2026 18:06 / atualizado em 10/09/2026 18:45
x