Teatro

Espetáculo infantojuvenil Fake amigos trata de exposição de crianças na rede

Sessão de 'Fake amigos' no Teatro Mapati (707 Norte) marca início de apresentações que passam por quatro escolas públicas do DF até 1º de julho

Espetáculo
Espetáculo "Fake amigos" tem sessão única aberta ao público neste domingo (22/6). - (crédito: Divulgação)

“Não devemos confiar em pessoas desconhecidas, muito menos na internet.” Essa é a principal lição que o ator Teo Oliveira, de 10 anos, aprendeu com o personagem Miguel, um dos protagonistas da peça Fake amigos. O espetáculo da Cia Teatral Mapati aborda perigos da exposição digital para crianças e adolescentes. Neste domingo (22/6), às 16h, em sessão única aberta ao público, no Espaço Cultural Mapati, o grupo estreia apresentações gratuitas antes de visitar escolas públicas no Distrito Federal.

Leia também: Fernanda Montenegro relembra trabalhos com Francisco Cuoco

Com dramaturgia de Claussen Ineu Munhoz e direção de Tereza Padilha, a peça conta a história de duas crianças que, depois de viralizar na internet, começam a receber mensagens de perfil misterioso. Para a atriz Helena Kuhn, de 11 anos, que interpreta Sofia, a encenação traz aspectos sérios do cotidiano. “As crianças, hoje em dia, acabam ficando muito nas telas e não aproveitando a vida real”, relata. “Criança tem que correr, brincar, pular”, reflete a protagonista. “Tanto assistindo quanto apresentando, você vai ficar menos tempo nas telas”, aponta Téo.

Leia também: Biografia não autorizada de Taylor Swift será lançada neste sábado (21/6)

Para os pequenos atores, a experiência de estar no palco é positiva e desperta interesse para o futuro. “Fico contando os dias para os ensaios, quero trabalhar com isso”, revela Helena. Para Téo, “teatro é uma coisa incrível. Amo fazer e quero continuar fazendo”.

Leia também: Chrono Odyssey, novo MMORPG, começa teste gratuito

Na próxima semana, a Cia Teatral Mapati se apresenta, entre 25 e 27 de junho, na Escolas Classe 708 Norte, na Escola Classe 3 do Paranoá e na Escola Classe 13 da Ceilândia. No dia 1º de julho, o grupo encerra as apresentações na Escola Classe Núcleo Rural Córrego do Atoleiro.

Leia também: Filme que conta a história do cantor Bruce Springsteen ganha trailer

A peça integra o projeto ARTEAR – Direito à Infância, Saúde Mental, Tradição e Salvaguarda Artística, realizado com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec/DF). 

Serviço

Fake amigos (Cia. Mapati).

Domingo (22/6), às 16h, no Espaço Cultural Mapati. Classificação livre. Entrada gratuita, sujeito à lotação. Ingressos disponíveis no Sympla.

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

JP
postado em 20/06/2025 17:24
x