
A indústria audiovisual consolidou-se como um dos motores da economia brasileira no ano passado. De acordo com o estudo A Contribuição Econômica da Indústria Audiovisual do Brasil em 2024, realizado pela consultoria Oxford Economics e divulgado nesta quarta-feira (8/10), o setor movimentou R$ 70,2 bilhões (US$ 13,1 bilhões) no Produto Interno Bruto (PIB) do país e foi responsável por 608.970 empregos diretos, indiretos e induzidos.
O levantamento, encomendado pela Motion Picture Association (MPA) no Brasil, foi apresentado durante o RioMarket, evento de negócios do Festival do Rio, e reforça a dimensão estratégica do audiovisual na geração de renda e oportunidades.
O relatório aponta que o número de trabalhadores diretamente empregados na área é equivalente ao da indústria farmacêutica e supera em mais de 50% o total de funcionários das montadoras de automóveis instaladas no país. Além disso, o impacto econômico se espalha por outros setores: a cada R$ 10 milhões produzidos pelo audiovisual, outros R$ 12 milhões são movimentados em diferentes cadeias da economia.
“É uma indústria com um efeito multiplicador notável em relação a outras indústrias”, afirmou Andressa Pappas, diretora-geral da MPA no Brasil, em entrevista à revista Variety.
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O estudo também detalha o amplo alcance da cadeia produtiva audiovisual, que envolve desde roteiristas, diretores, atores e técnicos até estúdios, distribuidoras, emissoras de TV, plataformas de streaming e salas de cinema. A soma de todas essas atividades resulta no impacto do setor no país.
Diversão e Arte
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