Artes Visuais

Coletivo Entrevazios lança plataforma digital Acervo Poético de Objetos

Acervo Poético de Objetos apresenta relatos de mulheres que ajudaram na construção de Brasília

O coletivo Entrevazios lançou a plataforma digital Acervo Poético de Objetos, que apresenta os resultados de uma pesquisa dedicada a ouvir e registrar as memórias de mulheres que ajudaram na construção de Brasília. A página reúne o conteúdo da Barraca de Memórias, projeto itinerante que percorreu diversas regiões do DF, como Planaltina, Vila Planalto, Paranoá e Núcleo Bandeirante.

Leia também: Miley Cyrus escreve “Secrets” como pedido de paz ao pai

O acervo mistura memórias pessoais a objetos do cotidiano. As mulheres entrevistadas contam histórias de itens antigos que, de alguma forma, marcaram suas vidas. Os textos estão divididos por região administrativa, com texto introdutório e vídeo para cada um dos relatos.

Leia também: Taylor Swift fora do Grammy 2026: entenda o motivo inédito!

O projeto está relacionado à exposição Memória Migrante – Mostra Acervo Poético, aberta à visitação até 1º de novembro no Museu Vivo da Memória Candanga, com entrada gratuita. A mostra oferece ainda a oficina Tricotando Histórias, às 15h do dia 1º de novembro; performance do espetáculo Primeiro Fio, Tricotando Memórias de um Tempo, nas próximas quinta (30/10), às 10h, e sexta-feira (31/10), às 15h; e exibição do documentário Barraca de Memórias, dia 1º de novembro, às 15h, seguida pela roda de conversa Os Rios da Memória Coletiva, com participação de Cosette Castro.

Leia também: Taylor Swift fica de fora do Grammy pela primeira vez

Serviço

Exposição Memória Migrante – Mostra Acervo Poético

Do coletivo Entrevazios. Em cartaz até 1º de novembro, no Museu Vivo da Memória Candanga. Entrada gratuita.

 

Mais Lidas