O esquiador Lucas Pinheiro Braathen se tornou em um dos assuntos mais comentados após garantir a primeira medalha de ouro para o Brasil e América do Sul nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. A repercussão internacional foi imediata. Veículos de grande influência mundo afora destacaram o significado esportivo e cultural da vitória.
Nas redes sociais do The New York Times, a conquista de Lucas Pinheiro Braathen foi celebrada como um momento histórico para o Brasil, ao se tornar o primeiro atleta do continente a subir no pódio nos Jogos de Inverno. A reportagem destacou a euforia dele ao perceber a dimensão do feito.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O diário argentino La Nación relatou que o brasileiro superou os concorrentes liderando a prova e resistindo à pressão do suíço Marco Odermatt até o fim. Segundo a publicação, uma vitória que “faz história no esporte sul-americano”.
No principal jornal francês, o Le Monde, a trajetória do esquiador foi apresentada como um sopro de “vento brasileiro” nos Alpes. O veículo ressaltou a atmosfera de festa e a quebra de tradições no esporte de inverno, que historicamente pertence às potências europeias e norte-americanas.
Veículos como The Guardian e BBC, do Reino Unido, destacaram o perfil carismático do atleta e a ligação da vitória com elementos culturais brasileiros, como a celebração em plena temporada de carnaval.
Ouro histórico
Lucas Pinheiro Braathen completou duas descidas no Stelvio Ski Centre, em Bormio (Itália), totalizando 2min25s e vencendo com uma vantagem de 0,58 segundos sobre o suíço Marco Odermatt, segundo colocado na prova.
A conquista colocou o Brasil e a América do Sul no topo do pódio de uma Olimpíada de Inverno pela primeira vez.
Saiba Mais
-
Esportes Bastidores conectam mensagem provocativa de Benzema à greve de Cristiano Ronaldo
-
Esportes Maurício se naturaliza paraguaio e pode disputar próxima Copa
-
Esportes Candangão: Sobradinho derrota o Real Brasília e se firma no G-4
-
Esportes A polêmica ascensão meteórica do casal francês da patinação no gelo que disputa ouro na Olimpíada de Inverno
-
Esportes Olimpíada de Inverno: Brasil fica fora da final do snowboard halfpipe
-
Esportes Brasiliense insiste até o fim e se mantém vice-líder do Candangão 2026
