Patrimônios culturais

Instituto Rosa dos Ventos lança programação com agenda de eventos para 2026

O Instituto Rosa dos Ventos lança o projeto Circuito Patrimônio Vivo e divulga programação para 2026

Sambadeiras na cerimônia de lançamento do Circuito Patrimônio Vivo. -  (crédito: Pamella Rodrigues)
Sambadeiras na cerimônia de lançamento do Circuito Patrimônio Vivo. - (crédito: Pamella Rodrigues)

O Circuito Patrimônio Vivo, projeto do Instituto Rosa dos Ventos lançado na segunda-feira (15/12) no Clube do Choro, terá, a partir de março, uma série de ações que visam a proteção do patrimônio brasileiro. Durante o lançamento, estiveram presentes ialorixás, artistas e detentores de saberes e manifestações culturais. A reunião definiu as ações e programação para valorização e preservação desses bens culturais no ano de 2026.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Leia também: Série documental 'Diaspóricas' destaca mulheres negras matriarcas

Uma das ações anunciadas é a primeira edição do Festival do Patrimônio Brasileiro, que ocorre em Ceilândia, em março. Além disso, foi anunciada a revitalização da Praça dos Orixás. A presidenta do instituto, Stéffanie Oliveira, anunciou a medida. “Nós, o Coletivo das Yás, a Fundação Banco do Brasil e a Fundação Palmares, sonhamos, há muitos anos, em devolver as 16 estátuas para a Praça dos Orixás, e, em 2026, isso vai acontecer”, diz. A reforma da praça é uma resposta ao racismo religioso e aos atos de vandalismo recorrentes no local. 

Leia também: Feira no Setor terá edição gratuita no Setor Comercial Sul nesta sexta

O objetivo da iniciativa é valorizar e celebrar a cultura nacional, por meio de ações. Patrimônios culturais como Praça dos Orixás, Festa das Águas, Tabuleiro de Acarajé, Samba de Roda, Bumba Meu Boi, Maracatu, Frevo, Mamulengo, Samba Enredo, Forró, Hip Hop, Choro, Repente, Capoeira e Cordel são alvos do projeto. 

Leia também: Netflix anuncia segunda temporada de 'Cem anos de solidão' para 2026

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, explica a importância do Instituto para a preservação da cultura. "Hoje é uma entrega importante, porque está sendo feito pela Rosa dos Ventos, todo o trabalho com o Patrimônio Vivo, que vai se consolidar, em março, com o grande Festival do Patrimônio Cultural Brasileiro, que nós faremos com o instituto e com os mestres e mestras que virão de outras partes do Brasil. Isso tem muito a ver com o resgate que está sendo feito, em nosso país, da cultura como um todo", afirma.

Leia também: Oscar será transmitido exclusivamente pelo YouTube a partir de 2029, diz Academia

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

  • Google Discover Icon
postado em 19/12/2025 10:31
x