
Entre 40 nações e 62 equipes, a Seleção Brasileira de Churrasco foi destaque no campeonato mundial (WBQA World BBQ Championship), disputado no Chile entre sexta e domingo (21 a 23/11). O país conquistou a competição gastronômica global no preparo de salmão, picanha bovina, frango e um prato vegetariano com o uso de chocolate — além de superar as equipes anfitriãs chilenas, a atual campeã Alemanha e potências gastronômicas como Argentina, Peru, Panamá e México.
A delegação brasileira — composta por 20 profissionais divididos em duas equipes — voltou para casa com o troféu, uma premiação de US$ 5 mil e o direito de sediar, em Brasília, um campeonato nacional chancelado pela WBQA no ano que vem. Além disso, a culinária da capital foi evidenciada. Don Vittório, que comanda duas casas de churrasco no DF, no Sudoeste e no Jardim Botânico, foi um dos responsáveis pelos preparos que levaram o país ao topo do pódio.
Conforme Don Vittório, conhecido como “churrasqueiro das estrelas”, o concurso promoveu alguns desafios. Entre eles, destaca-se o preparo do prato vegetariano (com a obrigação do uso de chocolate de um produtor local) e o corte de coelho — algo que os chilenos estão acostumados a cozinhar, mas inusitado no Brasil. O fator decisivo da vitória, no entanto, foram os condimentos brasileiros. “Nós trouxemos bastante sabor para tudo o que entregamos, e acho que foi o fator crucial. Sabor, apresentação, textura e harmonização dos pratos. Proteína com acompanhamento”, comemora.
Integrante do time 1 do Brasil, Don Vittório relata que o capitão da seleção confiou em sua intuição gastronômica: “Muitas vezes, ele gostaria que as coisas fossem feitas da forma dele, e algumas vezes eu falei para ele 'Confia em mim, deixa eu fazer do meu jeito, vai dar certo'. E ele falou: “Então vai”. Todas as vezes que ele acreditou a gente subiu no pódio.”
Para o churrasqueiro, o título é um reconhecimento inédito que evidencia o berço do churrasco nacional — tradição que define como brasileira. “Acho que isso vai fortalecer muito o mercado, é um reconhecimento maravilhoso para aqueles que sustentam as suas famílias pelo fogo. Fazer churrasco é estar sempre entre amigos”, declara.
Especializado em 37 modalidades de churrasco — entre diversas técnicas e tradições regionais —, Don relembra a abertura do primeiro buffet, período em que atendia artistas na pandemia de Covid-19, e celebra a recente conquista. “Não tem nada sem estudo, sem dedicação. Precisamos estar nos atualizando. Ser campeão mundial traz uma experiência de conexão com o mudo inteiro”, completa.
Para o chef Vinícius Rossignoli, responsável por desenvolver os temperos e acompanhamentos dos pratos inspirados nos sabores do Cerrado, a baunilha e o buriti foram os protagonistas do cardápio — ingredientes que considera ter surpreendido o júri internacional. “A minha maior luta é mostrar que no Brasil temos os maiores e melhores sabores do mundo. Minha função é, através da gastronomia, divulgar o que o Cerrado é e a diversidade que nós temos”, resume.
Ao valorizar técnicas e combinações brasileiras, Rossignoli define o paladar do país como extremamente específico — motivo pelo qual “as pessoas gostam tanto dos sabores do Brasil.” Segundo o especialista, o erro está em superestimar comidas internacionais. “Se a gente passa a utilizar aquilo que é nosso, fazer do nosso jeito, o mundo gosta e quer saber como nós fazemos. Só que a gente tem a síndrome de vira-lata, de achar sempre que o de fora é mais interessante e melhor do que o nosso, quando na verdade nós temos uma identidade gastronômica muito concisa”, opina.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O capitão da seleção, André Bolla (SP), aponta que a jornada foi longa e financiada por recursos próprios de cada integrante. “Este título demonstra o potencial desperdiçado e o pouco incentivo que a gastronomia nacional, tão reconhecida e valorizada lá fora, ainda recebe no nosso país. Esperamos que esta conquista mude esse cenário”, argumenta.
Saiba Mais

Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF