Música

Após 11 anos, dupla de Djs Deekapz lança primeiro álbum de estúdio

Com a estética de rádio do final dos anos 90 início dos anos 2000, Deekapz comemora seu primeiro álbum após 11 anos de carreira

Após 11 anos, dupla de Djs Deekapz lança primeiro álbum de estúdio
 -  (crédito: Bruna Sussekind / Divulgação)
Após 11 anos, dupla de Djs Deekapz lança primeiro álbum de estúdio - (crédito: Bruna Sussekind / Divulgação)

Após 11 anos de trajetória, a dupla de amigos DJs paulistas Deekapz, formada por Paulo Vitor e Matheus Henrique, apresenta ao público Deekapz FM, primeiro álbum de estúdio. O lançamento marca um momento decisivo na carreira dos DJs. Em entrevista exclusiva ao Correio, Paulo e Matheus falaram sobre a criação do álbum.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular?

O disco levou três anos para ser finalizado. Nesse período, Paulo e Matheus mergulharam em sessões de estúdio, experimentaram diferentes formatos e gravaram as faixas. “Eram tantas músicas que várias que nós gostamos não foram para o disco”, diz Paulo. Para ele, esse foi o momento certo para finalizar a produção. “Finalizamos as produções, reunimos os artistas certos e dedicamos tempo integral ao estúdio. O resultado é o que sempre sonhamos entregar”, garante.

Leia também: Rafa Kalimann exibe barriga de gravidez em vídeo

Inspirado na atmosfera das rádios noturnas do final dos anos 1990 e início dos anos 2000, Deekapz FM traz referências que marcaram o desenvolvimento musical dos dois produtores. A proposta foi recriar a sensação de ouvir programações que misturam estilos e técnicas distintas, em uma viagem que passa pelo rap, boombap, R&B, funk e eletrônica. “A rádio fez parte da nossa formação. Queríamos trazer essa lembrança afetiva e misturar estilos como sempre gostamos de fazer”, explica Matheus.

Leia também: Fortnite vence batalha nos tribunais contra Apple e Google

O processo criativo foi marcado pela liberdade entre as faixas que se transformaram ao longo do tempo. “Algumas músicas, por exemplo, nasceram como boombap e se tornaram drum and bass, enquanto outras seguiram caminhos completamente diferentes do planejado”, diz Matheus. Essa abertura ao inesperado é, segundo ele, um dos elementos que dão identidade ao disco.

Leia também: Katy Perry é multada por gravar clipe em parque natural na Espanha

O álbum conta com um elenco de peso, majoritariamente formado por artistas pretos, como Criolo, Fat Family, Tuyo, Luccas Carlos e Urias. “Queríamos que o elenco refletisse a música afro diaspórica em que acreditamos”, diz Paulo. As colaborações surgiram a partir de conexões criadas durante os 11 anos de carreira dos djs, como o entrosamento prévio com a Tuyo, fruto de trabalhos anteriores. “Cada parceria aconteceu de um jeito diferente. O Criolo, por exemplo, sugeriu a entrada do DJ Marky durante a própria sessão em estúdio”, completa Paulo.

Leia também: Ana Paula Padrão surge de biquíni e se diz ‘mais feliz’ com chegada dos 60

Em termos de sonoridade, Deekapz FM equilibra faixas mais dançantes, como Dance (com o Fat Family), e outras mais introspectivas, como Repare (com a Tuyo). Para Matheus, esse equilíbrio reflete o método de trabalho da dupla: “É um portfólio do que somos capazes de fazer, música dançante, música calma, o que a gente estiver sentindo. Queríamos que o disco mostrasse todas essas facetas”.

Leia também: Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para esta quarta-feira (13/8)

Com o álbum lançado, a dupla já prepara um show dedicado ao universo do Deekapz FM. A ideia é criar apresentações que recriem a atmosfera do disco, tanto com convidados quanto no formato DJ set. Também estão nos planos levar o espetáculo para outros estados e retomar festas autorais, como a 0800, um dos projetos mais queridos da dupla.

Leia também: Pedro Andrade faz confissões inéditas sobre namoro com Sandy: "Melhor assim"

Paulo Vitor carrega uma trajetória marcada pela habilidade de conectar artistas e criar produções que dialogam com diferentes vertentes da música negra. Nascido em Campinas, é conhecido pela atenção aos detalhes e pela busca por narrativas sonoras consistentes. Ele tem papel fundamental na direção artística e na curadoria de colaborações do Deekapz.

Leia também: Ed Sheeran se reúne com Rupert Grint após 14 anos

Matheus Henrique, também de Campinas, é reconhecido pela versatilidade técnica e pela capacidade de explorar novas sonoridades dentro do estúdio. Com um olhar voltado para a experimentação, ele contribui para que cada projeto do Deekapz tenha frescor e autenticidade, para manter a identidade do Deekapz mesmo em meio a estilos diversos.

  • Google Discover Icon
postado em 13/08/2025 11:36 / atualizado em 13/08/2025 11:47
x