Dose dupla de emoção

Rodrigo Gini
postado em 20/03/2014 00:00
 (foto: Vanderley Soares/divulgação)
(foto: Vanderley Soares/divulgação)
A mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro chega a sua 35; temporada mais forte e competitiva do que nunca. E começa o ano com uma grande novidade, que promete esquentar as disputas no fim de semana, em Interlagos. Nos moldes do que fazem campeonatos como a V8 Supercars, da Austrália, ou a Super TC2000, da Argentina, a Vicar, organizadora da Stock Car, resolveu abrir o campeonato com uma prova em que os 32 pilotos titulares vão formar duplas com convidados de todo o mundo. E dois dos principais nomes do automobilismo mineiro vão acelerar na pista paulista em situações distintas.

Rafa Matos inicia seu segundo ano completo na disputa com o carro 2, da equipe Hot Car, e ganhará, no fim de semana, a companhia de Felipe Maluhy. Já Bruno Junqueira empresta sua experiência à Full Time ; depois de participar de duas corridas em 2011, ele formará dupla com Allam Khodair.

;Os pneus são totalmente diferentes, muita coisa mudou desde então, mas é sempre bom ter a chance de correr no Brasil, ainda mais num evento tão interessante, com vários pilotos e promessa de um bom público;, diz Bruno, que ontem moldou o banco e fez simulações de pitstop em busca de segundos preciosos na corrida. Sábado ele esteve muito próximo de incluir seu nome entre os vencedores das tradicionais 12h de Sebring ; no comando do protótipo Oreca Chevy da equipe RSR, ao lado de Duncan Ende e David Heinemeier-Hansson, ficou em segundo na categoria LMPC, por pouco mais de um segundo. ;Foi por muito pouco, marquei a volta mais rápida já à noite, no fim. É um resultado importante de qualquer modo, ainda mais porque fiz a pole;.

Rafa também correu em Sebring na LMPC ;depois do terceiro lugar nas 24h de Daytona, a chance de novo pódio parou no acidente de seu companheiro David Ostella. A prioridade, no entanto, são as 12 etapas da Stock, no comando do carro 2, para confirmar a boa impressão deixada ano passado. ;É muito bom seguir na Hot Car, a equipe é muito competente e, juntos, estamos evoluindo desde minha estreia. Terei um novo engenheiro e investimos muito na parte técnica, no desenvolvimento do carro, especialmente para melhorar o desempenho no treino de qualificação, que era nosso ponto fraco em 2013;.

REFORÇOS A lista de convidados para a abertura da Stock Car reúne pilotos de oito países. Nelsinho Piquet correrá com Átila Abreu e Bruno Senna formará uma dupla de ex-pilotos da F-1 com Antonio Pizzonia ; Lucas di Grassi, Augusto Farfus (vice-campeão do DTM), Enrique Bernoldi e o veterano Chico Serra também estão na lista, à qual se somam os australianos Dean Canto e Mark Winterbottom, os argentinos Diego Aventín, Mauro Giallombardo, Juan Manuel Silva e Gabriel Ponce de León, o holandês Jeroen Bleekemolen, o italiano Alessandro Pierguidi, os espanhóis Miguel Molina e Roberto Merhi e o português Álvaro Parente, todos destaques em categorias de turismo e GT.

Enquanto isso...
Lucca Abreu estreia na Fórmula Júnior
Se dois dos mais experientes pilotos mineiros vão acelerar na abertura da Stock Car em Interlagos, o mais jovem representante do estado vai estrear na Fórmula Júnior, categoria escola organizada no Rio Grande do Sul para revelar talentos ; chassis e motores são iguais e as equipes são sorteadas. Lucca Abreu, de 14 anos, fará duas corridas em Guaporé. ;Não via a hora de poder correr, depois de vários treinos. Aprendi muito e agora é o momento de colocar em prática e prosseguir minha carreira;, diz o piloto, que tem como objetivo competir nos EUA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação