Clichê que deu certo

Clichê que deu certo

Longa com Emilia Clarke e Sam Claflin faz uma bela adaptação do romance literário de Jojo Moyes

Adriana Izel CRÍTICA COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ
postado em 17/06/2016 00:00
 (foto: Alex Bailey/Warner Bros)
(foto: Alex Bailey/Warner Bros)







O drama romântico Como eu era antes de você é uma adaptação do livro homônimo da autora Jojo Moyes lançado em 2012 e conta a história da jovem Louisa Clark (Emilia Clarke). Após perder o emprego em uma cafeteria, ela busca uma nova oportunidade. Sem estudo e qualificações, e precisando ajudar seus pais financeiramente, o que resta para Lou é um cargo na casa da família Trainor para cuidar de William (Sam Claflin), ex-empresário que, depois de ser atropelado por uma moto, fica tetraplégico.

A partir daí, a história entra num terreno aguardado nesse tipo de produção. Em princípio, Will é bastante arrogante e tenta afastar Louisa a qualquer custo, até que a relação dos dois avança e se torna num romance, numa construção ao melhor estilo A Bela e a Fera.

Apesar do clichê, são as características dos personagens (muito bem trazidas do livro) e as boas atuações de Emilia (Game of thrones) e Claflin (Jogos vorazes e Simplesmente acontece) que fazem o filme não ser apenas mais um na grande safra romântica. É quase impossível não rir das trapalhadas de Louisa e das combinações de roupas extravagantes da personagem. Méritos também para Emilia Clarke, que parece ter nascido para viver a jovem Lou.

O elenco é outro grande trunfo do filme, ao trazer dois nomes de destaque Emilia Clarke e Sam Claflin, e, ainda, com as adições que com certeza agradarão ao público: Charles Dance, o Tywin Lannister de Game of thrones; e Matthew Lewis, o Neville da saga Harry Potter.

Como eu era antes de você usa uma fórmula que é antiga, mas certeira. O casal protagonista convence, o longa faz rir e chorar (se você for mais manteiga derretida) e tem cenários de tirar o fôlego.

As reviravoltas podem até ser óbvias, mas, mais do que isso, levantam uma questão que chegou a ser bastante criticada antes mesmo da estreia: o suicídio assistido.

O que resta saber agora é se renderá o suficiente para que Emilia Clarke retorne às telonas na pele de Louisa para uma sequência baseada no segundo livro da franquia, Depois de você.

E agora?
Ainda não há nenhuma confirmação em torno de uma sequência nas telonas. Mas a obra de Jojo Moyes, que também é a roteirista da adaptação cinematográfica, ganhou uma continuação nos livros. Depois de você, lançado em fevereiro deste ano no Brasil, mostra exatamente o que acontece com os personagens após o primeiro livro, Como eu era antes de você, em que Louisa Clark terá que lidar com
novos desafios.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação