Imprima estilo

Imprima estilo

Não tenha medo de usar estampas para decorar ambientes. O resultado é um espaço diferenciado e cheio de vida

Por Juliana Contaifer
postado em 11/12/2016 00:00
 (foto: Renato Elkis/Divulgação)
(foto: Renato Elkis/Divulgação)
Chega de ambientes completamente neutros e sem cor: agora é a vez dos cômodos estampados. Seja nas paredes, nas cortinas, no tapete, seja em adornos menores. São muitas as opções e combinações de linhas e texturas para dar vida ao espaço e torná-lo personalizado e único.

Para quem é iniciante na arte de estampar, o ideal é começar com padrões de listras e cores claras que são menos pesadas ao olhar. Uma boa dica é optar pelas padronagens em almofadas, cúpulas de abajur e outros objetos que podem ser substituídos com facilidade. E em um cômodo colorido e estampado, é necessário escolher móveis e outras peças de linhas e cores mais neutras, para evitar que o espaço fique cansativo.

Os que não têm medo de brincar com as padronagens podem, inclusive, combinar os desenhos. É interessante escolher os que tenham a mesma cor ou misturar padrões pequenos e grandes. Optar por uma base neutra também torna a combinação mais acertada.

Agradecimento:
Artline


Nem sempre é preciso usar grandes áreas de estampa para causar impacto na decoração. Ela pode estar nos detalhes, como nos banquinhos do ambiente de Dora e Giovanini Lettieri.


O tapete também pode ser uma opção de estampa interessante e diferenciada. No ambiente do Estúdio Nada Se Leva, dos designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, com a arquiteta Raquel Nogueira, para a Decora Lider 2016, o trio optou por um padrão da mesma cor que os móveis e os objetos de decoração para evitar que o cômodo se tornasse cansativo.


As estampas cabem até no banheiro: no ambiente projetado por Marcela Passamani, mais uma vez, é feita a escolha de não abusar nos outros elementos.


No Lounge do Encontro, da Casa Cor 2016, de Hélio Albuquerque e Sonia Peres, um dos destaques é a parede estampada. Com o uso de móveis neutros, de linhas e adornos simples, o ambiente não fica pesado.


O amarelo reina na estampa do revestimento e nos detalhes da cozinha projetada pela arquiteta Walléria Teixeira. Desenhos nas cores branca, preta e amarela são coordenados e harmônicos. O amarelo, muito vibrante nos móveis e nos detalhes da cozinha, contrasta com o branco, o que dá a sensação de limpeza, alegria e frescor.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação