Um cheiro que marca

Um cheiro que marca

Os homens têm se permitido experimentar novas fragrâncias. Que tal presentear o seu pai com um perfume e ajudá-lo a abrir os horizontes olfativos?

Por Ailim Cabral
postado em 06/08/2017 00:00
No mundo das fragrâncias, os homens brasileiros conservam uma característica de lealdade. Há alguns anos, mantinham forte o hábito de eleger um perfume e de usar apenas esse em todas as ocasiões, por anos a fio. Na última década, porém, com o crescimento do mercado de beleza focado no público masculino, eles passaram a ousar um pouco mais.

César Veiga, perfumista do Grupo Boticário, afirma que, com a nova mentalidade de que os homens podem e devem se cuidar tanto quanto as mulheres, os hábitos referentes aos perfumes começaram a evoluir. Hoje, eles consideram trocar de fragrância e usar aromas diferentes. César conta que, em geral, escolhem um para a noite e momentos especiais, e outro para o dia a dia.

Rodrigo Lombardi, rosto por trás do Impression, lançamento recente da marca Eudora, exemplifica o movimento observado por César. O ator afirma lembrar do pai ao sentir o perfume que ele usava, igual sempre, e seguia o mesmo caminho. ;Acabei me rendendo porque acreditei muito na proposta e troquei de perfume. É engraçado como isso se relaciona com a nossa identidade. No primeiro dia em que usei a fragrância diferente, meu filho me abraçou e percebeu na hora.;

Os tipos

Além da lealdade a um ou dois perfumes, os brasileiros têm preferências de fragrância bem definidas. Segundo César, a maioria dos produtos brasileiros, ou mesmo os importados mais procurados no Brasil, originam-se em duas famílias olfativas: a dos amadeirados e a dos foug;res.

Os amadeirados, como o nome diz, têm essências de madeira como notas de fundo. Os mais usados são o cedro e uma raiz chamada vetiver. ;A partir da base amadeirada, acrescentamos os outros ingredientes que dão diferentes nuances ao perfume, como as especiarias e os cítricos. Os preferidos são os mais secos, que trazem um frescor nas notas de saída;, acrescenta o perfumista.

As fragrâncias amadeiradas dão uma ideia de força e sensualidade, impõem presença e costumam ser usadas durante a noite ou em momentos específicos, como encontros ou reuniões importantes. ;É para quando o homem quer causar uma impressão mais sofisticada.;

Já os foug;res são ideais para o dia a dia. Mais frescos, oferecem uma sensação de bem-estar. ;Eles dão uma sensação boa, aquele frescor de quem acabou de sair do banho e se barbear;, explica César. Os odores dessa família são alavandados e têm notas cítricas, como a bergamota, que traz a acidez de uma forma mais ;arredondada;, com suavidade.

César ressalta ainda que existem perfumes intermediários, que ;passeiam; entre as duas vertentes e são coringas para o público masculino. ;Os homens estão se abrindo cada vez mais para esse guarda-roupa olfativo, no qual você não se prende e pode trocar de perfume como troca de roupa, respeitando o seu estilo;, completa.

Que tal aproveitar o Dia dos Pais para presentear as figuras paternas da sua vida com o perfume preferido dele ou mesmo propor uma nova fragrância? Veja as opções que separamos.


Silver Black Masculino Eau de Toilette, Azarro, na Sephora (R$ 199)
Fragrância com base âmbar amadeirada e notas frescas de bergamota, maçã verde e almíscar, entre outras.

Arber Eau de Toilette, da The Body Shop (R$ 149)
Perfume amadeirado com notas de sândalo, vetiver e com frescor de menta e toque cítrico de laranja.

Impression, de Eudora (R$ 149)
Mais um da família dos ambarados amadeirados, tem toques de couro e nuances de pimenta-branca e cardamomo.

1 Million Monopoly, de Paco Rabanne (R$ 399, 100ml)
Notas, refrescantes e suaves, de couro apimentado, resultando em um selo olfativo âmbar couro claro.


Invictus Intense, de Paco Rabanne (R$ 389, 50ml, e R$ 499, 100ml)
Da família âmbar amadeirada, tem notas de malte e pimenta preta.

Malbec, de O Boticário (R$ 124,90)
Carro-chefe da marca para o público masculino, é da família dos amadeirado. Tem nuances de especiarias misturadas ao álcool vínico.

The Secret Temptation, Antonio Banderas (R$ 99, 50ml, e R$ 149, 100ml)
Perfume amadeirado almiscarado com toques de bergamota, pimenta-rosa, manjericão e jasmim.

Trip, Na estrada, de Eudora (R$ 74,90)
Fragrância da família dos foug;res cítricos. É suave e refrescante, com notas aquosas.

Malbec Play, de O Boticário (R$ 83,90)
Apesar do tom amadeirado, traz frescor e irreverência com tons de pimenta-preta, bergamota e maçã verde.


L;homme Ideal Sport, Guerlain, da Sephora (R$ 365, 50ml)
Perfume com ar esportivo, notas de amêndoa com especiarias frescas de toque aquático, como vetiver e patchuli.

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