FGTS

FGTS

» RENATO SOUZA ESPECIAL PARA O CORREIO
postado em 08/04/2017 00:00
 (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 11.3.17)
(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 11.3.17)


Os trabalhadores que nasceram em março, abril e maio e têm conta inativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem obter informações e sacar os recursos a partir de hoje em uma das 2,1 mil agências da Caixa Econômica Federal que ficarão abertas, das 9h às 15h, nas 27 unidades da Federação. No Distrito Federal, 47 estarão prontas para receber as pessoas que têm recursos a receber. Ao longo da semana, o atendimento também será diferenciado.

O governo federal dividiu os beneficiários em grupos, de acordo com a data de nascimento. De acordo com calendário oficial, os integrantes do segundo grupo teriam o FGTS liberado na próxima segunda-feira, 10. Mas, por conta da quantidade de beneficiários, a Caixa decidiu antecipar os pagamentos. Tereza Cristina Teixeira de Freitas, superintendente regional da instituição financeira no DF, afirma que o banco se preparou para atender a grande demanda. ;As nossas agências e as equipes estão treinadas.;

Segundo Tereza Cristina, outras medidas, além da abertura no sábado, podem ser tomadas de acordo com a necessidade. ;Acreditamos que tudo vai correr bem. Com o horário ampliado, todos que precisarem serão atendidos;, garante. No DF, haverá, pelo menos uma agência aberta em cada cidade (veja lista no site do Correio). De acordo com um balanço da Caixa, há 167 mil pessoas no DF que podem sacar neste fim de semana. Em todo o país, 7,7 milhões de trabalhadores têm recursos a receber neste segundo período de retiradas.

Assim que as regras de saque de contas inativas foi divulgada, o fotógrafo Rafael Rodrigues, 23 anos, viu que se enquadrava. De acordo com as regras definidas pelo Executivo, tem direito a saque o trabalhador que pediu demissão ou teve o contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015. ;Pedi demissão de uma empresa em 2013, sendo que não fiz nenhum tipo de acordo. Ao consultar o saldo na agência, vi que tenho dinheiro nesta conta inativa. Ainda não decidi o que vou fazer com o valor;, afirma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação