Correio do brasiliense

Correio do brasiliense

postado em 16/06/2014 00:00

Temas úteis ao desenvolvimento

José de Jesus Moraes Rêgo (*)

Relacionamos alguns temas ; Educação no trânsito; Escolas e colégios; Poder Judiciário; Servidor público; Organismos; Corrupção ; que consideramos úteis ao país, aos seus servidores públicos e privados e para o seu povo em geral. A prática levará a uma melhora educacional prática, no seu geral, para o povo e para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), conforme estudos já feitos nessa perspectiva de crescimento do nosso Produto Interno Bruto, pela Fundação Getulio Vargas e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Educação no trânsito
A educação no trânsito exige um conceito amplo. É responsabilidade de todos ; cidadãos usuários e motoristas. Apoiando esse conceito, tem-se outro anexado ao anterior: deve ter permanente atenção e respeito às leis e às normas de todo o povo. Por outro lado, saber que ela abrange muitas das influências no estilo e na melhora de vida do brasileiro, bem como na riqueza do país.

Escolas e colégios

Entre outros temas, sugerimos: a) cumprir, sempre, o tempo regulamentar, anualmente, de aulas, tanto nos colégios privados, quanto nos públicos; b) evitar acúmulo de alunos em escolas e salas de aulas; c) integração, vendo tipos e formas, entre escolas públicas e privadas; d) ter-se o óbvio: mais recursos, melhor planejamento e avaliações constantes e programadas no setor educacional.

Poder Judiciário
Três prioridades, pelo menos, merecem o Poder Judiciário brasileiro: maior ritmo administrativo, menor burocracia, aumento do número de órgãos e de pessoal qualificado nos organismos já existentes. Claro que um constante balanço avaliador merece ser feito, para nunca se deixar o ritmo administrativo ser reduzido.

Servidor público
Para melhorar o ritmo da administração pública, seu atendimento precisa-se: a) aumentar o número de servidores, vendo-se que repartições mais precisam deles; b) melhorar a qualificação com uma política ampla, própria e sendo, constantemente, revista para aprimoramento permanente; c) implantar fórmula de estímulos, para que o servidor tenha sempre mística no trabalho; d) melhor distribuição entre os organismos públicos de servidores e seus projetos; e) adotar-se, aprimorar e estimular formas de integração entre organismos e seus servidores.

Organismos

Entre os organismos se ter, de forma permanente, as seguintes atenções: a) nacionalização administrativa; b) permanente interação entre os organismos existentes; c) fazer certa integração para diminuir número, caso necessário, com estudos constantes e oportunos, sem conotações políticas interesseiras.

Corrupção
Sem dúvida, no nosso país, a corrupção está alta e muito significativa em valores e formas de acontecimento, tanto no setor privado, quanto no setor público. Portanto, face à constatação dessa realidade, devemos atentar para: a) formas de combater a corrupção, intensificando esses combates e tornando-os permanentes; b) sempre se fazer uma avaliação geral, nacional, bem como nas unidades da Federação.

(*) Servidor público aposentado e escritor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação