Sons da noite

Sons da noite

Irlam Rocha lima %u2022 irlamrocha.df@dabr.com.br
postado em 22/08/2014 00:00
 (foto: Romulo Juracy/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Romulo Juracy/Esp. CB/D.A Press)

Presença de Nando


Nando reis (foto) é, entre os nomes consagrados do pop rock nacional, o de maior presença nos palcos da cidade. Em maio último, ele dividiu com Lulu Santos a cena no projeto Brasília Pop, realizado no Minas Brasília Tênis Clube.

De volta à capital, em 6 de setembro, o cantor e compositor paulistano, acompanhado pela banda Os Infernais, é a atração principal do Soul Brasília Festival, que ocupará a Praça das Fontes, do Parque da Cidade. Outros destaques são Zeca Baleiro e os brasilienses do Móveis Coloniais de Acaju.

A programação de shows, com início às 17h, conta, também, com a participação de grupos brasilienses como Etno, Galo Cego, Patubatê, Soul Quartet, Surf Sessions e Trupe Mirabolantes. Antes, a partir do meio dia, rola o projeto gastronômico Tempera (coordenado pela chef Mara Alcamin) e a exposição fotográfica que reúne trabalhos de Alexandre Magno, Bruno Stuckert, Kazuo Okubo e Tico Fonseca. Classificação indicativa livre.


Eu recomendo
Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Toquinho, Renato Teixeira, Chico César e Carlinhos Vergueiro são alguns dos cantores que aceitaram o desafio proposto pelo multiartista Elifas Andreatto para retratar Vinicius de Moraes. As pinturas em aquarela estão em O Haver, exposição comemorativa do centenário do Poetinha, em cartaz até 5 de outubro ; de terça-feira a domingo, das 9h às 21h ;, na Galeria Acervo da Caixa Cultural. Sob todos os aspectos, é imperdível. Classificação indicativa livre.


Calourada selfie

Há expressões importadas que entram na moda e acabam servindo não apenas para o que se designa. A do momento é ;selfie; ; autorretrato, feito com celular para ser utilizado em redes sociais. Chama-se Calourada Selfie Edition a festa que Diretório Central dos Estudantes do UniCeub realizará em 29 próximo, no Orla Club (Avenida das Nações). Shows do Bloco Santo Pecado (samba), MC Kokão (funk) e Carlos Camaro (sertanejo) fazem parte da programação. Não recomendado para menores de 18 anos.


Edição especial
Pelo visto, o Jazzy Club ficou pequeno para o MyMusic, sucesso na casa noturna da 413 Sul, às sextas-feiras. Em 29 próximo, uma edição especial do evento ocupará a recém-inaugurada boate Kathedral (Park Sul, próximo ao Shopping Casa Park), com uma festa para mil pessoas. O The Soul Quartet faz show, enquanto o DJ A, da balada Melanina, comanda as picapes. Não recomendado para menores de 18 anos.


Referência do samba
Ex-integrante da ala de compositores da Portela, Carlos Elias (foto) é uma referência do samba em Brasília, desde que aportou aqui, há quatro décadas. Em 1978, ele criou no Teatro Galpãozinho (508 Sul), o Clube do Samba, que acabou sendo desativado por circunstâncias diversas. A instituição acaba de ser resgatada por ele e outros sambistas da cidade. A primeira reunião ocorre neste domingo, às 16h, no Clube Crespom (Setor de Clubes Norte), com show do grupo formado por Célia Rabelo, Cris Pereira (voz), Breno Alves (voz e pandeiro), Daniel Júnior (voz e contrabaixo), Lucas de Campos (violão 7 cordas e arranjos), Pedro Silva (cavaquinho), Dinho Braga (surdo), Guto Martins (percussão) e Márcio Bezerra (sopros). Não recomendado para menores de 18 anos.


Cultura múltipla

Tem muito o que se apreciar, neste fim de semana, no projeto Cultura em Movimento. A dupla sertaneja Pedro Paulo & Matheus canta hoje, na Rua do Lago, em Brazlândia; o rapper BNegão se apresenta amanhã no Taguaparque (Taguatinga), e, domingo, ao lado do MV Bill, no Parque de Exposição, em Planaltina. Todos os shows são gratuitos e começam às 20h. Classificação indicativa livre.


Guitarra lendária
Reza a lenda que o guitarrista e violonista Toninho Maia tinha a admiração de todos os roqueiros brasilienses que moravam ou frequentavam a Colina ; quadra residencial no câmpus da UnB ; na década de 1980. Renato Russo, por exemplo, sempre foi fã dele. O músico que integrou várias bandas de jazz e de MPB e acompanhou Cássia Eller e Zélia Duncan, no início da carreira das duas, mantém-se em atividade. Amanhã, às 21h, faz show no Espaço Cultural do Choro, em uma retrospectiva da longa trajetória. Não recomendado para menores de 14 anos.


Espaço exclusivo
A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas marquem presença no Samba Brasília, amanhã, no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha, com início às 16h. Quinhentos privilegiados poderão assistir às apresentações de Thiaginho, Péricles, Só Pra Contrariar, Revelação, Sorriso Maroto e outras atrações no Camarote R2 (open bar), instalado em frente ao palco. Não recomendado para menores de 18 anos.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação