Mais que maravilha

Mais que maravilha

A obra gigante da barragem, com quase 200 metros de altura, impressiona, encanta e orgulha os brasileiros. Conhecer a Usina de Itaipu é uma boa oportunidade de experimentar passeios diferentes

» Geison Guedes Especial para o Correio
postado em 19/04/2017 00:00
 (foto: Nilton Rolin/Itaipu Binacional - 10/6/05)
(foto: Nilton Rolin/Itaipu Binacional - 10/6/05)


Outro prodígio da região de Foz do Iguaçu, mas, esta, da arquitetura, é a Usina de Itaipú. Uma das maiores hidrelétricas do mundo ; só a barragem tem 7.919 metros de extensão e 196 metros de altura ;, construída nas águas do rio Paraná, é um local repleto de belezas. Para quem pensa que conhecer uma obra de engenharia pode ser entediante ou cansativo, vale arriscar. Para fazer os seis passeios ; todos pagos ; organizados pelos administradores, um dia é insuficiente. Dedique três dias para as aventuras.

Um dos mais requisitados é a visita panorâmica. O passeio, feito em um ônibus de turismo, percorre todo o complexo da usina, inclusive a Barragem. Nela, é possível ver de um lado o lago e do outro, a vertente da hidrelétrica. Outra opção, considerada imperdível, é o Circuito Especial. A excursão pelo interior da usina é uma inesquecível visita que mostra como funciona todo o projeto e as engrenagens movidas pelas águas, gerando energia.


O complexo ainda conta com outros quatro locais para visitação, o Ecomuseu, o Polo Astronômico, o Porto Kattamaram e o Refúgio Ecológico. O primeiro mostra a história da região e da própria hidrelétrica. O segundo conta com um observatório, um planetário, uma plataforma de observações a olho nu e um espaço com protótipos de planetas, simuladores do sistema solar e réplicas em miniatura de sondas e naves espaciais. O terceiro permite um passeio de barco pelo lago da usina. No último, é possível percorrer cerca de dois quilômetros de trilha em mata nativa, preservada durante a construção do reservatório da hidrelétrica.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação