Conflitos além da capital

Conflitos além da capital

postado em 09/12/2018 00:00
 (foto: Aris Oikonomou/AFP)
(foto: Aris Oikonomou/AFP)


Embates entre manifestantes e policiais explodiram na tarde de ontem em várias cidades do sul da França em nova jornada de protestos dos coletes amarelos. Uma marcha que reuniu pacificamente milhares de pessoas nas ruas de Bordeaux (sudoeste) terminou em confusão no fim do trajeto, na praça da prefeitura local, onde manifestantes lançaram coquetéis molotov contra agentes de segurança.

Em La Canebi;re, avenida mais famosa de Marselha (sudeste), a polícia entrou em confronto com centenas de manifestantes, na maioria encapuzados, no começo da noite, após uma marcha pacífica da qual 2 mil pessoas participaram. Como em Paris, um blindado da gendarmeria entrou em ação para apoiar as forças de ordem. Em Toulouse (sudoeste), a multidão lançou pedras e garrafas nas lojas, que haviam fechado as portas mais cedo. Segundo autoridades, cerca de 2 mil pessoas foram às ruas da cidade e 20 foram detidas.

Na Bélgica, cerca de 70 pessoas foram presas durante uma manifestação dos coletes amarelos em Bruxelas, onde o bairro que abriga instituições europeias foi completamente fechado. Os protestantes também bloquearam estradas localizadas perto da fronteira francesa. O movimento foi exportado para a Bélgica, particularmente para a região francófona.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação