Dois a menos no debate

Dois a menos no debate

postado em 09/11/2015 00:00
 (foto: Justin Sullivan/AFP)
(foto: Justin Sullivan/AFP)


O próximo debate entre os presidenciáveis republicanos deve contar com um número menor de participantes. Chris Christie, governador de Nova Jersey, e Mike Huckabee, ex-governador de Arkansas, ficarão de fora do encontro, por não terem conseguido atender aos critérios definidos pela rede de televisão Fox News e pelo jornal The Wall Street Journal ; era preciso atingir pelo menos 2,5% das intenções de voto na média das pesquisas eleitorais selecionadas pelos veículos.

A exclusão dos dois pré-candidatos representa um importante revés para ambas as campanhas, em um momento no qual ambos buscam projeção nacional. Enquanto os cinco mais bem colocados terão a oportunidade de expor as ideias às 21h (horário da costa leste americana) de terça-feira, Christie e Huckabee participarão de um debate entre os ;nanicos;, às 18h. O ex-senador Rick Santorum e o governador de Louisiana, Bobby Jindal, também participarão do encontro secundário.
O debate realizado pela Fox News e pelo Wall Street Journal será o quarto entre os republicanos. Donald Trump, Ben Carson, Marco Rubio, Ted Cruz, Jeb Bush, John Kasich, Carly Fiorina e Rand Paul são os pré-candidatos que cumpriram as exigências para participar do encontro.

Jacob Neiheisel, professor de ciência política da Universidade de Nova York, observa que os debates têm exercido influência sobre a campanha republicana. ;A ciência política, em geral, diz que eles não importam tanto. Desta vez, porém, que o que está acontecendo é que o desempenho dos candidatos nos debates atrai atenção da mídia e acaba estabelecendo a agenda da campanha.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação