Sem mordomias em Bangu 8

Sem mordomias em Bangu 8

postado em 28/11/2015 00:00
Da Zona Sul a Zona Oeste em apenas três dias. Esse foi o caminho percorrido pelo dono do banco BTG Pactual, André Esteves. Preso na quarta-feira no âmbito da Operação Lava-Jato, ele saiu do apartamento de 600 metros quadrados, em um dos edifícios mais caros do país, em Ipanema, para uma cela na Polícia Federal do Rio, de onde foi transferido na quinta-feira para uma cela de cerca de 6m; no presídio Bangu 8, depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki negar o habeas corpus.

Ele chegou a ser levado ao Presídio Ary Franco, em Água Santa, zona norte do Rio, por, mas ficou lá por pouco tempo. Como o banqueiro possui nível superior e o Ary Franco não possui cela com esta finalidade, ele foi levado, em seguida, para Bangu 8.

Lá as roupas de grife foram substituídas pelo uniforme dos presidiários ; calça jeans, camisa branca e sandália de borracha ; e a comida gourmet pela dos demais presos. O café da manhã é composto por pão com manteiga e café com leite e o lanche, guaraná e pão com manteiga ou bolo. No almoço, foi servido arroz, feijão, purê de batatas, moela de frango e guaraná natural. E, apesar de estar em uma cela sozinho, o banho é frio e ele tem direito a banho de sol, uma vez por dia, por duas horas.

Esteves é investigado pela Procuradoria da República por suspeita de, ao lado do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), tentar obstruir as investigações da Lava-Jato. De acordo com as investigações, o parlamentar e o banqueiro temiam ser citados pelo ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, na delação premiada e tentaram evitar o depoimento.

A mulher do banqueiro entrou ontem com pedido pra visitá-lo em Bangu 8. E no mesmo dia, o secretário de Administração Penitenciária autorizou. Mas até a noite de ontem, segundo a secretaria, o banqueiro não havia recebido visitas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação