Influência sobre as crianças

Influência sobre as crianças

postado em 06/03/2016 00:00

A ansiedade e/ou a depressão da mãe durante a gestação e na fase pré-escolar da criança está associada a um risco maior de os filhos rejeitarem a alimentação, segundo um estudo publicado no Archives of disease in childhood. A associação foi evidente para mulheres em ambos os períodos. Se recusar a ingerir determinados alimentos é um problema comum na infância e uma frequente fonte de preocupação para os pais, lembraram os pesquisadores.

O estudo foi conduzido na Noruega com 4.746 pares de mães e filhos, sendo que todas as crianças nasceram entre 2002 e 2006. Os pais tinham de completar um questionário no meio da gestação e três anos depois do nascimento, para autoavaliar sintomas de ansiedade e depressão. Eles também precisavam informar sobre os padrões alimentares das crianças quando essas tinham 3 anos. Cerca de 30% dos pequenos eram restritivos para comer.

Depois de excluir fatores que poderiam influenciar esse comportamento, como renda familiar e nível educacional, a ansiedade materna durante a gestação e na fase pré-escolar da criança foi associada à recusa de ingestão de determinados alimentos. Cada ponto adicional das mães na escala de ansiedade estava relacionado com um ponto extra na escala de dificuldade de se alimentar das crianças. Para depressão, pontos altos maternos na gestação também aumentaram a probabilidade de os filhos terem problemas com a comida.

Os autores observaram que o estudo é observacional, por isso não podem estabelecer uma relação de causa e efeito. Contudo, diante dos resultados, eles disseram que, no período pré-natal e nos acompanhamentos pediátricos, os médicos devem ficar alertas para sinais de que a mãe está ansiosa ou deprimida.


4.746
Total de pares de mães e filhos participantes do estudo que relacionou ansiedade materna aos hábitos alimentares de crianças

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação