O touché na pista

O touché na pista

Por Marcelo Ferreira
postado em 12/11/2017 00:00

A esgrima é um esporte que une a habilidade de ataque e defesa entre competidores, que utilizam armas brancas, como espada, florete e sabre. A prática dessa modalidade esportiva remonta ao século 16 e, desde 1896, faz parte dos Jogos Olímpicos.

Fomos conferir. Para entrar na pista e jogar, o esgrimista tem, hoje, um vestuário complexo. Tradicionalmente, as roupas são brancas. É necessário usar máscara, luvas, jaqueta, plastron, meião, calça e fio de corpo. Para as mulheres, o protetor de seios é obrigatório.

Praticada por crianças, jovens e adultos, a esgrima é uma atividade física que estimula o corpo e a mente. ;É um xadrez de pés, trabalha muito com o pensamento e o corpo, pois constantemente são exigidos movimentos rápidos e precisos;, diz o professor de esgrima Ivan Baumgartner.

Em Brasília ainda não há um campeonato formado, porque existem poucos lugares com salas d;armas, nome dado ao espaço onde se joga a esgrima. No entanto, podemos encontrar locais em que o trabalho de formação de esgrimista está sendo iniciado.

Professores da Touché Esgrima, André Rothfeld e Francisco Queiroz ressaltam que esse não é um esporte que se pratica apenas com a intenção de competir. ;É muito mais. Aqui, podemos confraternizar com a família e os amigos;, garante Francisco.

O espaço onde se pratica a esgrima chama-se pista. É uma área demarcada com 14 metros de comprimento por 1,5 a 2 metros de largura.

As três armas ; espada, florete e sabre ; têm dois tipos de match (jogo entre os esgrimistas). São os assaltos de cinco toques classificatórios, com a duração de três minutos, e os assaltos de 15 toques eliminatórios. Eles duram três tempos de três minutos, com intervalo de um minuto entre os tempos.










Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação