Atenção aos fundos cambiais

Atenção aos fundos cambiais

postado em 09/09/2018 00:00

Fundos cambiais são fundos de investimentos que acompanham as cotações de divisas internacionais, principalmente, o dólar e o euro. Em agosto, o dólar teve alta de 8,4%, a maior desde setembro de 2015 (9,33%) e quem comprou a moeda ou aplicou num fundo cambial teve bom retorno. Os ganhos, porém, não podem ser garantidos nos próximos meses. Os fundos cambiais são ativos de renda variável, nos quais não é possível mensurar de antemão o retorno do investimento, que pode ser positivo ou negativo.

De acordo com o economista André Porto, aplicações que seguem a taxa de câmbio, como esses fundos, não podem ser encarados como investimento. ;Dólar e ouro podem dar proteção em momentos da crise, mas, para realmente ganhar dinheiro a longo prazo, não acho uma boa opção;, afirma.
Prazos

Arnaldo Curvello, da Ativa Investimentos, observa que o tempo em que se pretende manter os recursos investidos também deve ser levado em consideração na hora de investir. Por isso, afirma que, além da necessidade de acompanhar de perto os investimentos, a paciência é uma aliada do investidor. ;Buscar retorno de curto prazo não é abordagem de investimento. Para quem opera no mercado, ter um horizonte de tempo mais amplo é essencial. As formas de investimento a curto, médio e longo prazos devem ser encaradas de forma diferente. Em resumo, quanto maior for o retorno esperado de um investimento, é natural que se trabalhe com maiores riscos;, avalia. (GP)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação