As sombras do mundo

As sombras do mundo

Tarcila Rezende Especial para o Correio
postado em 14/09/2018 00:00
 (foto: Diego Bresani/Divulgação)
(foto: Diego Bresani/Divulgação)

Com direção de Alexandre Fávero e produção do ator Thiago Bresani, a peça 2 mundos leva a história da colonização da América aos palcos do Teatro Paulo Gracindo, no Sesc do Gama.

O espetáculo apresenta a perspectiva tanto da aldeia ; com a chegada dos invasores ; como a dos colonizadores. ;Em um momento do espetáculo eles se encontram. Aí a gente vai ver essa invasão e essa forma de vida por outros, além de todo esse choque de cultura que destrói essa comunidade inteira;, explica Thiago Bresani.

O ator afirma que a proposta em 2 mundos também é de o espectador entrar no espaço cênico para ampliar a percepção dos sentidos e viver de perto a performance dos atores. ;A novidade é o expectador ficar dentro do palco, como numa dinâmica em que o publico vê tudo, de todos os lados;, pontua.

A montagem, que se debruça na linguagem do teatro de sombras moderno, utiliza a estética do cubismo para complementar a narrativa, sem fazer uso da palavra. A peça também busca explorar recursos audiovisuais, sendo a música fundamental para aprofundar os diferentes sentimentos que atravessam as cenas e chegar a um clima de intimidade com o espectador.

Segundo a atriz da peça Soledad Garcia, outra especificidade de 2 mundos é o uso de retroprojetores antigos e lanternas para criar a narrativa. ;Queríamos explorar novas fontes luminosas e experiência de luz. Essa dinâmica surge da necessidade de ter um ritmo, de movimentar no espaço;, explica Soledad.

SERVIÇO
2 Mundos
Teatro Paulo Gracindo (SESC Gama). Hoje, às 10h e às 15h. Entrada franca. Não recomendado para menores de 10 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação