Força sul-coreana

Força sul-coreana

Primeiro esportivo da Kia no Brasil, o Stinger GT chega com o status de modelo mais potente da história da marca, com 370 cavalos. O preço é compatível com a força: R$ 349.990

Geison Guedes Especial para o Correio
postado em 04/10/2018 00:00
 (foto: Kia/Divulgação)
(foto: Kia/Divulgação)






O sonho de consumo de qualquer aficcionado por velocidade é um carro esportivo. Os modelos mais apimentados fazem a cabeça dos que curtem a adrenalina do ponteiro topado no marcador. Como nem tudo é perfeito, esse tipo de veículo costuma ter um problema, a capacidade de passageiros, geralmente limitadas a duas pessoas (o motorista e um carona). Mas é possível unir os dois universos, de quem gosta/precisa levar mais gente no carro e, ainda assim, estar a bordo de um esportivo. Para isso, existem os gran turismo.

O modelo, baseado nos sedãs, normalmente conta com o design coupê. Atualmente, no mercado brasileiro, temos três grandes exemplos de gran turismo, o Porsche Panamera, o BMW M6 e o Maserati Gran Turismo, com destaque maior para os alemães. O grupo acaba de ganhar um concorrente de peso, o Kia Stinger GT. O modelo sul-coreano lançado no Brasil, por um preço nada camarada: R$ 349.990.

Agressivo
Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Detroit de 2017, o modelo não demorou muito para desembarcar no Brasil, haja vista que a promessa de chegada do compacto Rio já passa de cinco anos. Com um design super atual, o Stinger conta com visual estiloso e agressivo. Com uma dianteira proeminente, grade frontal dupla e saídas de ar no capô, o desenho frontal mostra para que o esportivo veio. Apesar do estilo coupê, o modelo é, na realidade, um fastback (o vidro levanta com a tampa do porta-malas). Ao contrário da carroceria, a cabine é mais sóbria, pesando para o lado luxuoso do que esportivo, com uso de materiais nobres como couro, alumínio e aço escovado.







Potência
O Stinger não é apenas um esportivo potente, mas o modelo mais forte criado pela Kia. O GT é equipado com um motor 3.3 V6 biturbo de 370 cavalos e impressionantes 52kgfm de torque, totalmente disponível em 1.300rpm. Completa o conjunto mecânico, tração integral, transmissão automática de oito velocidades com borboletas no volante, direção elétrica e freios duplos a disco ventilado Brembo nas quatro rodas com Auto Hold. Assim, o sul-coreano é capaz de alcançar 267km/h regulado eletronicamente e sair da imobilidade até os 100km/h em 5.1 segundos.

Além do forte conjunto mecânico, o esportivo chega completo, em única versão, para poder brigar de igual para igual com os concorrentes. Dessa forma, ele vem com ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros com regulagens elétricas, aquecimento e refrigeração, abertura das portas e partida sem a chave, faróis e lanternas em LED, teto solar elétrico, sensores crepuscular, de chuva, de ponto cego e de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sete airbags, controles de tração e estabilidade, Isofix, assistente de partida em rampa, câmera de ré, Head up Display, controle de largada, suspensão eletrônica e sistema multimídia com tela de oito polegadas e conexão via smartphone e som Harman Kardon.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação