Quem é Joice?

Quem é Joice?

postado em 26/07/2019 00:00
 (foto: Oi/Divulgação)
(foto: Oi/Divulgação)


Neste mês, a Oi incluiu em seu quadro, agora com plena capacidade de atendimento, uma nova funcionária. Joice descreve entre as suas características ter muita paciência para encontrar soluções para os clientes da companhia. Esse é um traço de comportamento importante no relacionamento com os donos das linhas de telefonia móvel, que vão procurar a Joice para soluções simples, como pedir a segunda via da conta, até resolver problemas técnicos.

Joice é a atendente virtual da Oi e levou cerca de dois anos para estar 100% em atividade. Desenvolvido a partir de recursos da inteligência artificial, o robô está presente no site da empresa e em suas redes sociais ; Facebook e Twitter, além do WhatsApp. Sua base de dados está sendo abastecida por atualizações permanentes e uma equipe de cerca de 50 especialistas, de diferentes áreas, tem dedicação exclusiva a esse projeto. Sua programação permite a compreensão de uma pergunta, independentemente da linguagem usada na sua formulação.

Naturalmente

Um dos cuidados no desenvolvimento de Joice, conta Rogério Oliveira, especialista em inteligência artificial da Oi, é que ela tivesse uma linguagem natural ao interagir com os clientes. ;Não queríamos um robô queixo-duro, por isso embarcamos um tom mais ameno.;

Em projetos como esse, é preciso pensar em outras tentativas de interação, além de perguntas sobre a conta telefônica. ;Joice está preparada até para responder a questões pessoais. Se quiserem saber se ela é casada, ela vai dizer que não mistura trabalho com assuntos pessoais;, explica Oliveira.

Além de todo o volume de informações armazenado por Joice, há outras possibilidades, no caso de ela não ter uma resposta. A atendente pode buscar as informações solicitadas em um grande banco de dados e oferecer o link para consulta ou dar lugar a um atendente humano para quem não gosta da experiência de dialogar com um robô.


Os números da Oi na Game XP

34,2 terabytes
foi o tráfego total em 2018, volume maior do que o registrado no fim da Copa do Mundo de Futebol de 2014

12 Gbps
é a capacidade instalada de links de dados

26 km
de fibra ótica

300
equipamentos instalados pela Oi

148
antenas de wi-fi

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação