DEU no www.correiobraziliense.com.br

DEU no www.correiobraziliense.com.br

postado em 04/12/2016 00:00

Prejudicados por ocupações fazem Enem
Mais de 270 mil alunos realizaram o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na tarde de ontem. Os estudantes de mais de 165 municípios foram afetados pelas ocupações de escolas por movimentos estudantis e não puderam fazer a prova original, em novembro. O estado com o maior número de estudantes afetados pelo adiamento é Minas Gerais. Quando se olha para os locais de aplicação, Minas volta a liderar. No estado, 83 escolas e instituições de ensino superior vão sediar as provas. Ontem, os alunos tiveram 4h30 para realizar as 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Hoje será o dia das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática.


Elize Matsunaga é interrogada

O julgamento de Elize Matsunaga entra na fase final após cinco dias e se torna mais longo do que os de Suzane Von Richthofen e do caso Isabela Nardoni. Foram lidos depoimentos de Nathalia, amante de Marcos Matsunaga, e do reverendo René Henrique Gotz Licht., que atendia o casal na igreja. Em depoimento durante o processo, a amante revelou ter medo de Elize, enquanto o reverendo, afirma ter alertado Marcos de que a esposa precisava de tratamentos psicológicos. O reverendo afirmou, ainda, que o casal possuía uma coleção de facas em casa. Em 2012, Elize atirou na cabeça do marido, Marcos Matsunaga, e, posteriormente, o esquartejou. A ex-esposa responde por homicídio triplamente qualificado: motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima, destruição e ocultação de cadáver.


Prova para novos médicos

Médicos com formação no exterior realizam neste fim de semana a segunda fase do exame nacional de revalidação de diplomas expedidos por instituições de educação superior estrangeiras. Segundo o Inep, 2.295 pessoas farão a prova em sete cidades. O local com mais participantes é Brasília: são 719 médicos graduados que tentam revalidar o diploma para trabalhar no Brasil. A prova é conhecida pelo grau de dificuldade e baixos níveis de aprovação. A primeira etapa do exame ocorreu em 11 de setembro. Cerca de 6,5 mil médicos fizeram provas objetivas e discursivas. Apenas 2.308 foram aprovadas.


Palpites na Lei da adoção

Termina hoje o prazo para a população sugerir mudanças na Lei da Adoção. A consulta está aberta no site do Ministério da Justiça e as sugestões serão enviadas para o Congresso. Uma das principais reclamações das famílias que pretendem adotar é a demora e a burocracia dos processos. Mais de 46 mil crianças e adolescentes estão em abrigos. No DF, existem 132 crianças para serem adotadas e 547 requerentes, de acordo com a Vara da Infância. Pela lógica, a fila deveria ser zerada ou reduzida, mas não é o que ocorre. Famílias culpam a lei, e entidades jurídicas responsabilizam os requerentes por exigir um perfil de criança específico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação