Alexandre Herchcovitch

Duas décadas de ousadia

Alexandre Herchcovitch celebra 20 anos de carreira com uma coleção cápsula

Mírian Pinheiro
postado em 02/02/2014 00:00
 (foto: ah/divulgação)
(foto: ah/divulgação)



Um dos maiores estilistas do Brasil, Herchcovitch, 41 anos, traz de volta peças ícones das duas últimas décadas de sua marca. Ao todo, são 35 peças reeditadas, originalmente lançadas entre 2000 e 2012, como tops, paletós, vestidos, saias, calças, camisas e camisetas. As peças estão à venda nas lojas Herchcovitch; de SP e RJ e em multimarcas selecionadas. Também faz parte das comemorações seu primeiro Guia de viagem, uma visão de Alexandre sobre quatro cidades bem conhecidas por ele: Nova York, Paris, Tóquio e Londres.


Herchcovitch nasceu e cresceu em São Paulo. A família é da comunidade judaica ortodoxa paulistana. Seu contato com o mundo da moda deu-se ainda muito cedo, com o convívio com sua mãe, Regina, dona de uma pequena confecção de lingeries. Ela o ensinou princípios básicos de costura. Aos 10 anos, já dava palpites sobre as roupas que a mãe vestia. Com a ajuda dela, foi aprendendo a dominar os segredos da costura, trabalhando com maestria a tesoura, a agulha e a linha. Logo as lições aprendidas foram colocadas em prática e Regina passou a usar em festas as roupas confeccionadas pelo filho.
Aos 22 anos, concluiu a faculdade de moda, na Faculdade Santa Marcelina, e obteve sucesso em seu desfile de formatura, em 1993. No mesmo ano, lançou a primeira versão da etiqueta de sua marca, com o logotipo que carregava sua assinatura ladeada por dois crânios. O foco principal da marca eram camisetas e roupas especiais para shows. Além da moda, o estilista foi personagem da noite paulistana. Atuava como DJ em diversas festas no Brasil (destacando os clubs D-Edge ; noite On The Rocks, Glória ; noite Alelux, Ultralounge ; noite Delight), tocando hits dos anos 1980 e 1990. E ainda deu pinta na TV. Fez pequenas aparições, como uma pequena participação na novela da TV Globo Desejos de Mulher, em 2002 e na série Garota Fantástica, do Fantástico, em 2009.

Sua praia Foi na moda que ele se encontrou, Sua trajetória foi construída em pouco mais de 10 anos de carreira, até que a marca e o estilista Alexandre Herchcovitch obtivessem grande repercusão e reputação no mundo fashion brasileiro e internacional. Hoje, estilista consagrado, dá nome a uma diversidade de produtos criados em parceria com grandes marcas.
Com lojas próprias no Brasil e uma que ficava no Bairro de Shibuya-Ku, na região de Daikanyama, em Tóquio, projetada pelo arquiteto Arthur Casas e fechada após o tsunami de 2011, devido às dificuldades comerciais vividas pelo país após a tragédia, ele é hoje um dos estilistas brasileiros de maior destaque no mercado internacional. Apresenta suas coleções no Calendário Oficial de Moda Brasileira ; São Paulo Fashion Week e, desde 2004, na Semana de Moda de Nova York. Suas criações frequentam os editoriais das mais importantes revistas de moda e de comportamento brasileiras e internacionais.
Criativo e versátil, este paulistano, nascido em julho de 1971, desenvolve quatro coleções para sua marca própria a cada estação: Herchcovith;Alexandre ; prêt-à-porter masculino e feminino ; e Herchcovitch ; jeanswear masculino e feminino. O estilista respondeu também, até julho de 2007, pela direção criativa da tradicional marca de roupas femininas Cori, além de ter diversos produtos licenciados, como as famosas sandálias Melissa, linhas de cama e banho para a Zelo, linha com a Tok, móveis e decoração com a Micasa, óculos com Chilli Beans, entre outros. Atualmente, tem licenciamentos internacionais como os óculos Mykita, Medicom de toy arts e bolsas.


As influências da educação recebida em colégio judaico ortodoxo e do circuito alternativo da noite frequentado na adolescência, mais o desejo de questionar os padrões de criação de moda no início dos anos 1990 formaram a base do estilo de Herchcovitch. Este perdura até hoje, ganhando sofisticação e profundidade com o amadurecimento do trabalho. A primeira coleção completa da marca foi lançada oficialmente em 1994 durante o primeiro Phytoervas Fashion, evento criado pelo então produtor de moda Paulo Borges, que levou o setor a um nível de profissionalização e desenvolvimento então impensáveis.
A marca cresceu e amadureceu, transformando-se em uma grife sofisticada, baseada em pesquisa de estilo e materiais e na modelagem inovadora, desvinculando-se das tendências correntes para apresentar uma proposta mais individualizada de moda. Em 1998, Herchcovitch lança sua coleção Jeanswear, traduzindo a sofisticação conceitual de seu prêt-à-porter para o streetwear, mantendo sempre o espírito transgressor da marca. A partir de outubro de 2010, a Herchcovitch passa a ser licenciada pela Mafferson.


Em março de 1999, o estilista desfila pela primeira vez suas criações no exterior. Sua coleção de inverno 99 é apresentada em Londres, fora do calendário oficial. O sucesso do desfile e o fato de a marca já ser comercializada em Londres e em Nova York desde 1996 levam o estilista a ser convidado a desfilar sua próxima coleção dentro do calendário oficial da London Fashion Week. Depois de desfilar três temporadas em Londres, opta em lançar suas coleções em Paris, onde é aceito desde a primeira estação no calendário oficial da semana de moda parisiense, ao lado dos mais importantes estilistas do mundo. A partir de 2004, após participar de oito temporadas, por razões comerciais troca a capital francesa por Nova York, onde passa a apresentar suas coleções. Em setembro de 2010, foi sua décima segunda apresentação.

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