Geraldo conquista mais um mandato

Geraldo conquista mais um mandato

Com o apoio do governador Paulo Câmara, o prefeito se reelege com 61,3% dos votos válidos e promete fazer uma gestão voltada para melhorar a educação

postado em 31/10/2016 00:00
 (foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)
(foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)


Recife ; O prefeito Geraldo Júlio (PSB) conseguiu se reeleger na disputa com João Paulo (PT), com 528.335 votos, o equivalente a 61,30% dos votos válidos. O adversário do socialista, João Paulo (PT), conseguiu 333.516 votos, o que representa 38,70%. Brancos e nulos somaram 80.112 votos e o índice de abstenção fechou em 13,16%.

Geraldo Júlio, 45 anos, é servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e, até então, ocupante de cargos em secretarias e no Porto de Suape, nunca tinha disputado uma eleição antes de 2012, quando foi eleito no primeiro turno com 51,15% dos votos válidos. Na época, começou com menos de 7% das intenções de voto.

O crescimento expressivo se deu pelo empenho do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também do PSB, que morreu em um acidente aéreo em 2014, quando era candidato à Presidência da República. Geraldo Júlio disputou a reeleição com o apoio de 20 partidos políticos ; a Frente Popular do Recife, maior coligação do pleito. O atual vice, Luciano Siqueira (PCdoB), permaneceu na chapa da reeleição.

;Eu queria poder abraçar cada um e cada uma hoje. A democracia é assim, cada um tem o direito de escolher seus caminhos, seu projeto. Mas a partir do momento em que a urna fala, o projeto é do Recife;, afirmou Geraldo no discurso da vitória, agradecendo o apoio do amigo e governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

;A gente tem como prioridade sempre na gestão pública a educação, porque é pela educação que a gente constrói futuro. Então, a gente tem como a ação mais importante até agora todo investimento, todo trabalho, toda mudança, toda transformação que a gente vem fazendo na educação. A gente também vai continuar com isso, mas cuidando sobretudo de combater a desigualdade, combater a injustiça, gerar oportunidade para o povo da nossa cidade;, disse o socialista.

A família Campos também foi lembrada no discurso da vitória. ;Quero agradecer a oportunidade que vocês, Renata, João, Duda, José, Pedro, Miguel, me deram de conviver com Eduardo Campos, ser amigo dele, aprender com ele. Tudo que aprendemos até aqui foi com Eduardo. Ele será honrado todos os dias. Eduardo estará presente nos próximos quatro anos de gestão.;

João Paulo agradeceu aos 333.516 eleitores que ;apostaram num projeto de resistência ao golpe;. Para ele e para o PT estadual, o resultado foi uma vitória do ponto de vista político que consolida o espaço do partido no Recife, onde ele considera ter enfrentado três máquinas: ;A prefeitura, o governo do estado e o governo federal;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação