São João diferentão

São João diferentão

Com o avanço da pandemia por todo país, as tradicionais festas juninas vão precisar se reinventar neste ano

Por Silvana Sousa*
postado em 14/06/2020 00:00
 (foto: Arquivo Pessoal
)
(foto: Arquivo Pessoal )

Junho chegou, só que, desta vez, sem fogueira, quadrilhas nas ruas e comidas típicas. Com o avanço da covid-19 no país, muitos brasileiros têm levado as tradicionais comemorações juninas, como quermesses, para dentro de casa, ou se programam para eventos on-line.

De descendência nordestina, a influenciadora digital Thamires Ximenes, 32 anos, nasceu e cresceu na Paraíba e nunca perdeu uma festa junina. Apaixonada pela energia do São João, ela conta que a comemoração remete aos tempos de infância. ;Dá um aperto no coração não sentir isso de pertinho, pois, para mim, festa junina significa família e amigos;, desabafa.

Com a pandemia, ela teve que se adaptar para não deixar o período passar em branco. Como muitas empresas estão trabalhando com kits de festas juninas, ela optou por montar o próprio arraiá com a ajuda das filhas. Apesar do clima ser diferente das tradicionais quermesses, ela diz que as lembranças a fazem ter a certeza de que tudo passará.

;Este mês é muito especial para nós, nordestinos. Então, aqui em casa, estamos aproveitando, que estamos juntos, e toda semana fazemos canjica, cozinhamos milho e fazemos caldos. Outra coisa que não falta aqui é música de São João, minhas filhas adoram e fazemos aquela bagunça em casa;, conta.

Thamires faz questão de passar sua paixão junina para as filhas Laysla, 8, Lys, 3, e Luyse, de apenas 1 ano. Segundo ela, a experiência de ter a ajuda das filhas para montar a própria festa fez toda a diferença e tornou o momento mais especial. ;Eu aconselho envolver toda a família na organização, na preparação das comidinhas e na decoração. Aqui, todos ajudaram com muita empolgação e por algumas horas não existia pandemia, somente nós e nossa festa junina. Acho que esses pequenos momentos fazem tudo que estamos vivendo parecer mais leve;.

Para quem não gosta ou não quer cozinhar, a influenciadora recomenda investir nos kits prontos que, além de otimizarem a organização, são uma forma de ajudar quem vive dos festejos de São João e terá o lucro prejudicado esse ano.

Uma dessas empresas é a Acapella, promotora de eventos que, em anos de normalidade, estaria preparando grandes festas juninas por Brasília. ;Montamos festas bem grandes, para 300 e até 400 pessoas. Com banda, segurança e toda estrutura que um grande arraiá necessita;, explica Shayanne Castro, CEO da Acapella Produtora de Eventos.

Como a empresa sobrevive promovendo eventos, a saída foi se reinventar. Para esse período de festas, lançou o kit festa junina. No combo, o cliente pode adquirir uma festa completa sem sair de casa ou perder a tradição.

Os kits podem ser em versões individuais ou para empresas que queiram distribuir aos colaboradores. No conjunto, há objetos decorativos e comidas típicas. ;Foi a forma que encontramos de inovar nesse cenário de pandemia. Temos buscado colocar dinheiro em caixa pois temos compromissos com colaboradores e, com isso, temos passado a atender a pessoas físicas também, aumentando nosso local de atuação;, diz Shayanne.

A CEO acredita que, mesmo após a pandemia, os reflexos desse momento de adaptação vão continuar. ;Quando isso passar, além das pessoas irem à rua comemorar, elas vão passar a fazer mais arraiás em casa. Pelo que estou percebendo nas vendas, as pessoas têm gostado bastante;, aponta.

Programe-se

Diversos músicos e eventos farão lives juninas durante o mês. A Revista destaca alguns para não deixar o São João passar em branco.
  • São João do Mioto ; 19 de junho, sexta-feira, às 20h. A live promovida pelo cantor sertanejo Gustavo Mioto contará com participação da influenciadora Taynara OG e da ex-BBB Rafa Kalimann.
  • Arraiá do Wesley Safadão ; 20 de junho, sábado Além do cantor, Luan Santana, Raí Saia Rodada e Dorgival Dantas vão marcar presença no arraiá virtual.
  • Arraiá do Belo ; 20 de junho, sábado, às 15h. A live do cantor promete grandes surpresas. ;Já podem ir preparando milho, amendoim e canjica;, escreveu nas redes sociais.
  • Yokermesse ; 27 de junho, sábado, às 16h30.Simone & Simaria vão comandar a quermesse on-line promovida pela Yoki.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação