postado em 26/06/2014 00:00
A economia dos Estados Unidos se contraiu no primeiro trimestre bem mais que o esperado, registrando o pior desempenho para o período em cinco anos. O Departamento do Comércio informou ontem que o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu a uma taxa anual revisada para 2,9%, em vez do 1% divulgado mês passado.Economistas esperavam que a nova leitura apresentasse contração de 1,7%. Até então, as dificuldades para a retomada econômica eram atribuídas em grande parte ao inverno rigoroso. Mas a elevada diferença dos dados indica a existência de outros fatores.
A economia norte-americana cresceu a uma taxa de 2,6% nos últimos três meses de 2013. Dados como emprego, atividade industrial e do setor de serviços apontam para forte aceleração do crescimento no início do segundo trimestre. O cenário reforça a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de manter estímulos financeiros até dezembro.
A divulgação dos dados ruins derrubou ontem os negócios nas bolsas norte-americanas no início dos pregões, mas a tendência mudou rapidamente ao longo do dia, em razão de notícias de empresas. O dólar, por sua vez, caiu mundo afora. No Brasil, a fechou com recuo de 0,93%, a R$ 2,206, o menor valor desde 10 de abril de 2014.