Philae acha moléculas orgânicas em cometa

Philae acha moléculas orgânicas em cometa

postado em 19/11/2014 00:00
Antes de apagar devido à falta de energia, o módulo Philae detectou, pouco abaixo da superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, moléculas orgânicas com carbono. Não está claro ainda para os cientistas se há compostos mais complexos, como proteínas. A análise da substância encontrada pela espécie de robô da sonda Rosetta está em andamento, e os resultados poderão comprovar a teoria de que cometas trouxeram para a Terra parte da água e de outras substâncias para que a vida se desenvolvesse no planeta.

Há uma semana, o módulo aterrissou na superfície do 67P, que cruzava o espaço a 55 mil quilômetros por hora. Uma falha no pouso fez com que o módulo ficasse mal ancorado e longe do local previsto pelos cientistas. Os problemas fizeram com que o sistema de recarga de Philae por meio de energia solar fosse prejudicado. Com isso, o módulo trabalhou por pouco mais de 60 horas.

As amostras de moléculas orgânicas foram detectadas por um dos últimos instrumentos a ser acionado antes do desligamento forçado: uma espécie de perfuratriz que, segundo a Agência Espacial Alemã (DLR), enfrentou um solo cuja camada de poeira tem de 10cm a 20cm e está sobre um gelo de ;dureza surpreendente;.

;Embora a força do martelo tenha sido gradualmente aumentada, não conseguimos ir muito fundo;, disse à agência EFE Tilman Spohn, do Instituto de Pesquisas Planetárias da DLR e líder do experimento. ;Obtivemos um tesouro de dados que agora precisamos analisar.;

Espera-se que a Rosetta acompanhe o 67P até o fim de 2015, quando ele se aproximará do Sol. De longe, a sonda que circunda o 67P já detectou, por exemplo, que ele emite vapor de água. Os cometas são alguns dos objetos espaciais mais antigos e acredita-se que sejam feitos da mesma receita que formou o universo no início dos tempos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação