Mundo nerd!

Mundo nerd!

Aos moldes dos eventos internacionais, a Comic Con Experience reunirá astros da cultura pop em São Paulo

Adriana Izel
postado em 04/12/2014 00:00
 (foto: Phil McCarten/Reuters - 3/12/13)
(foto: Phil McCarten/Reuters - 3/12/13)




O público nerd e geek, que costumava ser órfão de eventos dedicados ao universo, já pode comemorar. A partir de hoje, São Paulo recebe a primeira edição da Comic Con Experience. A convenção seguirá o modelo dos eventos internacionais, como a realizada anualmente em San Diego, na Califórnia (EUA).

Inspirada no estilo das Comic Cons estrangeiras, a CCXP investiu pesado para trazer ao Brasil astros de grandes franquias como Richard Armitage, que interpreta o anão Thorin na saga O hobbit; Sean Astin, conhecido por papéis em O senhor dos anéis e Os goonies; e Jason Momoa, que fez parte do elenco de Game of thrones e agora se lançará como Aquaman no filme Batman V Superman: Dawn of justice, com previsão de estreia em 2016.

Todos os atores convidados participarão de painéis para falar sobre os personagens e as novidades das franquias em que estão envolvidos. A CCXP também terá a presença de mais de 200 quadrinistas, concurso de cosplay, venda de quadrinhos e colecionáveis, além de pré-estreias exclusivas de O hobbit: A batalha dos cinco exércitos, que deve chegar ao circuito comercial apenas no dia 11, e da animação Operação big hero, prevista para lançamento no Natal.

Atrações
O evento deve receber em média 20 mil pessoas por dia, são aficcionados de vários locais do país. Caravanas de oito estados (Goiânia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) foram credenciadas a Comic Con Experience. Apesar de o Distrito Federal não ter um comboio oficial, os brasilienses também vão garantir presença na convenção.
É o caso do servidor público Thiago Goulart, de 32 anos. Ele irá com um grupo formado por sete amigos, todos fãs do universo de cinema, séries, quadrinhos e colecionáveis. Goulart conta que desde que a CCXP foi anunciada ele começou a se organizar, principalmente, por ser acostumado a acompanhar atividades desse estilo. ;Apesar de ainda não ter participado de um evento exatamente como esse, estive vários anos no Kodama, que é bem tradicional em Brasília;, explica.
Das atrações da Comic Con Experience, o servidor público destaca o painel sobre o novo longa-metragem de Os vingadores, a presença de integrantes do elenco da série Game of thrones e de O hobbit. ;Os vingadores e GOT, por estarem perto de suas estreias, criam a expectativa de alguma surpresa. O workshop com Scott Snyder, que é um grande escritor de HQs, também chama minha atenção, mas acho que talvez a minha expectativa maior, como um fã de J.R.R. Tolkien, seja a exibição de O hobbit;, afirma.


www.correiobraziliense.com.br
Confira a programação completa e acompanhe a cobertura da Comic Con em nosso site.




O que é?
A expressão Comic Con é derivada de Comic Convention, um termo usado para descrever eventos com foco em histórias em quadrinhos. Atualmente é usado também para convenções relacionadas ao mundo pop, nerd e geek de modo geral. Nos Estados Unidos, a Comic Con mais conhecida é a de San Diego, na Califórnia. A produção do evento tentou registrar o nome para si, mas não obteve sucesso.



Convenção na capital
Desde 2002, Brasília abriga o Kodama, que é um evento dedicado a quadrinhos, animação, literatura e cosplay. Ficou conhecido pelo lançamentos de HQs, concurso de fantasias e presença de artistas da cultura geek. Neste ano, aconteceu em maio no Centro Cultural do Taguaparque, em Taguatinga.





Como chegar

De metrô: Jabaquara é a estação mais próxima, fica a 850 metros do evento. É preciso pegar a linha azul. A CCXP disponibilizará um ônibus que fará o traslado entre a estação e o local da Comic Con.
De carro: É preciso pegar a Rodovia dos Imigrantes e fazer o retorno na altura do Metrô Jabaquadra, no sentido litoral.

Destaques
Hoje: Abertura com especial 30 anos de Chaves com Edgar Vivar (Senhor Barriga e Nhonho); presença de Sean Astin; e painel dos 75 anos do Batman.
Amanhã: Painel com o elenco do canal Porta dos Fundos; e exibição do episódio de Marco Polo com presença do elenco e do protagonista interpretado por
Lorenzo Richelmy.
Sábado: Pré-estreia da animação Operação big hero; participação de Maurício de Souza; bate-papo com elenco de Game of thrones; painel de Os vingadores: Era de Ultron; e presença de Rebecca Mader, de Once upon a time.
Domingo: Pré-estreia de O hobbit: A batalha dos cinco exércitos; presença de Jason Momoa, que estará em Batman V Superman; e campeonato de cosplay.

Na Europa
A partir de amanhã, a cidade do Porto, recebe a Comic Con Portugal. O evento terá duração de três dias e tem na programação nomes como Natalie Dorme (Jogos vorazes e Game of thrones), a brasileira Morena Baccarin (Homeland e Gotham) e Paul Blackthorne (Arrow).





Febre americana
Realizada desde os anos 1970, a Comic Con San Diego se tornou a convenção mais famosa dos Estados Unidos. O evento reúne em média mais de 150 mil pessoas durante quatro dias no período do verão norte-americano, em julho. Filmes, séries, jogos e histórias em quadrinhos ganham espaço na Comic Con, que é conhecida por trazer astros e lançar novidades da cultura pop. A californiana costuma servir de norte para os outras convenções pelo mundo.




De Batman a Hobbit
Com base em apaixonados como o Goulart, que a CCXP decidiu as atrações da primeira edição. Recentemente, o portal Omelete divulgou uma pesquisa que traçou o perfil do universo nerd/geek em 2014. O estudo mostrou a tendência dos blockbusters com temáticas geek e as preferências desse público. Por exemplo, O senhor dos anéis, Star wars e Batman foram apontados como os três filmes favoritos. Já entre as séries, a escolha foi por Game of thrones.

;Obviamente, a gente tirou da pesquisa o que servirá mais para a audiência. O Batman é o super-herói dos quadrinhos favorito e, como são 75 anos do personagem, teremos um painel focado no assunto. O mesmo vale para O senhor dos anéis, que é uma franquia adorada e isso se estende para O hobbit, que nós também estamos focados;, explica Pierre Mantovani, o CEO do Omelete.

A exibição exclusiva do primeiro episódio da série Marco Polo, que estará disponível no Netflix a partir do dia 12, também reflete um índice importante da pesquisa. De acordo com os dados, 70% dos entrevistados disseram utilizar os serviços de streaming. ;Ficamos surpresos com a quantidade de pessoas que estão usando o streaming. Isso mostra uma

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação