Forma de comunicação

Forma de comunicação

postado em 14/01/2016 00:00

;Nós chegamos a um aperfeiçoamento tecnológico muito grande e geral. Hoje, todos os produtos são tecnologicamente muito avançados, muito eficientes, funcionam todos muito bem. Cada vez mais, os celulares são melhores, os carros são melhores. Então, para competir no mercado e encontrar um nicho, as marcas começam a resgatar a função simbólica do produto, que é diferente de para o que ele serve. A função estética e simbólica serve para a pessoa comunicar algo com aquele produto. É como nos carros. Ninguém compra um veículo só pela questão funcional, pois grande parte dos carros são de excelente qualidade. As pessoas adquirem um pela marca, para poderem se diferenciar de outras pessoas. Ter um aparelho de toca-discos de vinil comunica às demais pessoas que eu tenho uma boa exigência em relação à música, por exemplo. Eu posso ter uma máquina que remeta ao antigo, mas que tenha toda a tecnologia atual, apenas pelo gosto estético. As empresas buscam isso para diferenciar os produtos no mercado.;

Gabriela Zubaran
de Azevedo Pizzato,
coordenadora do curso de design da UFRGS

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação