Drops digitais

Drops digitais

postado em 14/01/2016 00:00
 (foto: Texas A University/Divulgação)
(foto: Texas A University/Divulgação)


; INOVAÇÃO
Salva-vidas robótico
para refugiados


A Guarda Costeira da Grécia está testando um robô para trabalhar no salvamento de refugiados no Mar Egeu e no Mediterrâneo. A máquina batizada de EMILY (sigla em inglês para Cordão de Salvamento de Emergência Integrado) é um sistema controlado remotamente e que age como um salva-vidas flutuante. A máquina foi desenvolvida por engenheiros do Centro de Pesquisa de Busca e Salvamento Assistido por Robôs da Texas A University e levado à Grécia por meio do grupo Roboticists Without Borders. EMILY é capaz de puxar uma corda de salvamento por mais de 730m e pode carregar até cinco pessoas simultaneamente. O equipamento se desloca por meio de um sistema similar ao de um jet ski e pode atingir 35km/h.


; APLICATIVOS
Chineses compram o Grindr

A empresa chinesa Kunlun Tech, especialista em jogos on-line, comprou participação majoritária do aplicativo de relacionamentos gay Grindr. A fatia de 60% da empresa que representa o app foi adquirida por US$ 155 milhões. O Grindr, que se classifica como ;a maior rede mundial de contatos para homens gays;, foi pioneiro da tecnologia que permite localizar por meio de um smartphone um potencial parceiro, em função de um perfil e da proximidade geográfica. A rede tem mais de 5 milhões de usuários em 192 países. Numa mensagem publicada em seu blog, o presidente e fundador do Grindr, Joel Simkhai, disse que a venda ;representa uma enorme prova de confiança em sua visão de conectar ainda mais os homens homossexuais com o mundo que os cerca;. Já o grupo chinês afirmou que o investimento ;vai melhorar ainda mais o perfil estratégico da empresa no mercado global da internet;.



; MICROSOFT
Fim das atualizações do Windows 8

A Microsoft não vai mais fornecer atualizações para o sistema operacional Windows 8. Computadores que funcionam com esse modelo continuam funcionando, mas não vão mais receber melhorias de segurança e desempenho, como o suporte a novos tipos de hardware. Apenas atualizações técnicas e reparações de falhas de segurança serão mantidas. Os usuários que desejarem manter o suporte devem mudar para o Windows 8.1, que deve ser atualizado pela empresa até 2023. Também devem ser encerradas as mudanças para versões 8, 9 e 10 do navegador Internet Explorer, programas responsáveis por quase 20% dos acessos à web no mundo. O modelo mais recente do browser, o Internet Explorer 11, continua com atualizações, assim como o novo navegador Microsoft Edge. A empresa recomenda aos internautas que troquem os browsers pelas versões mais novas e que ainda têm suporte, a fim de evitar malwares que se aproveitam de brechas de segurança antigas.


; GPS
Google Maps
adivinha destino


O Google está trabalhando em uma funcionalidade para o aplicativo Maps que permitirá ao programa adivinhar o destino do usuário de acordo com seus hábitos. A ferramenta Driving Mode considera a localização da pessoa e o histórico do GPS do aparelho móvel para sugerir rotas para onde o usuário estiver indo. O sistema é baseado no mesmo princípio do Cards, do Google Now, que já faz uma estimativa da localização da casa e do trabalho, além do provável local onde ele pode ter estacionado o carro. Os trajetos do Driving Mode são traçados com base nas condições do trânsito em tempo real, portanto, podem indicar diferentes trajetos de acordo com o dia. A função poderá ser ativada por meio de um atalho no menu lateral da versão 9.19 do aplicativo Google Maps, que deve ser liberada em breve.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação