A ecologia e a boa música

A ecologia e a boa música

Zé Renato comanda um bate-papo sonoro que une temas contemporâneos, artistas e pensadores

» Irlam Rocha Lima
postado em 19/09/2016 00:00
 (foto: Daryan Dornelles/Divulgação)
(foto: Daryan Dornelles/Divulgação)



Os bastidores do surgimento da canção têm sido abordados, desde maio, em encontros mensais no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A série prossegue até novembro e propõe o diálogo entre a música e temas diversos, em conversas informais, com mediação do cantor e compositor Zé Renato.

Intitulado Música +, o projeto já colocou na mesa de debates assuntos como política, humor, carnaval, futebol, culinária e criança. Os bate-papos, entremeados de música, contam sempre com dois convidados: um cantor (ou cantora) e um especialista da questão colocada em discussão. Há também a possibilidade de participação do público.

Ambiente, o tema a ser focalizado no encontro de hoje, às 20h, é uma preocupação mundial cada vez maior e incluído em obras de importantes compositores brasileiros, entre os quais Tom Jobim, autor de Águas de março e Correnteza; e Paulinho da Viola, que compôs o hino Amor à natureza. Essas e outras músicas serão interpretadas por Zé Renato e Nina Becker; enquanto Regina Fittipaldi fala sobre meio ambiente.

Cantora, compositora, a carioca Nina Becker iniciou a carreira ao lado de músicos como Kassin, Thalma de Freitas, Moreno Veloso e Rodrigo Amarante, na Orquestra Imperial. Em 2010, lançou seus dois primeiros discos, intitulados Azul e Vermelho, que refletem uma visão contemporânea e plural de abordar a música brasileira, influenciada por diferentes estilos ; do samba ao rock. Depois, vieram os álbuns Gambito Budapeste, em parceria com Marcelo Callado, de 2012; e Nina Becker canta Dolores Duran, de 2014.

Pro-reitora de Meio Ambiente da UniPaz e integrante do Conselho de Recursos Hídricos do Governo do Distrito Federal e do Conselho do Meio Ambiente do Distrito Federal, Regina Fittipaldi é também membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranoá; e ainda produtora de programas radiofônicos sobre sustentabilidade. Em suas palestras, Regina fala desta a importância do meio ambiente nesses tempos tão predatórios e inconsequentes quando o assunto é natureza.

Idealizador e curador do Música +, o capixaba Zé Renato vive no Rio de Janeiro desde a infância. Na adolescência, aprendeu a tocar violão e logo depois participou de festivais. Após fazer parte do grupo Cantares, foi um dos fundadores do Boca Livre, ao lado de Cláudio Nucci, Maurício Maestro e David Tygel. Com o quarteto, gravou 13 discos. Individualmente, gravou 15 álbuns.

Música + Ambiente

Encontro comandado por Zé Renato, com a participação da cantora Nina Becker e grupo e da ambientalista Regina Fittipaldi, hoje, às 20h, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Classificação indicativa livre. Informações: 3108-7600.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação