ARI CUNHA

ARI CUNHA

Desde 1960 - Visto, lido e ouvido

aricunha@dabr.com.br com Circe Cunha / circecunha.df@dabr.com.br
postado em 09/08/2017 00:00
O papa tem espírito pop

Instituições globais, como é o caso da Igreja Católica, por sua natureza, por seu gigantismo e principalmente por cuidarem de assuntos e interesses que se situam na fronteira entre o secular e o espiritual, têm por missão terrena ou por sacerdócio caminhar no delicado limbo entre a tradição milenar herdada de seus profetas e teóricos e as mudanças impostas por um mundo em acelerado processo de transformação, superpopuloso e largamente conectado.

Fechar os olhos para as grandes transformações que estão ocorrendo com a humanidade, principalmente no seio das famílias modernas, é perder espaço de atuação e, portanto, fiéis. Nesse sentido, a Igreja Católica buscou, desde sempre e com sabedoria, não embarcar em modismos passageiros do mundo secular e materialista, mantendo, com sabedoria, a mesma filosofia que lhe deu origem e que é baseada, segundo sua pregação, no amor incondicional ao próximo, não importando que vestes ele possa vergar neste mundo.

Ao reafirmar, por meio de seu principal mestre e mentor, que não existe lei ou mandamento maior do que o amor, a Igreja, por meio deste artifício, que é também o grande desejo perseguido por qualquer ser humano, em todo o tempo e em todo o lugar, conseguiu por séculos erguer e manter a imensa catedral de sua doutrina sobre a rocha sólida do amor.

Em boa hora a Igreja soube, nesses tempos de grandes aflições sobre o destino da humanidade, manter o princípio fundamental do amor ao próximo, escolhendo para conduzi-la, na figura do papa Francisco, um sacerdote capaz de ligar as coisas do mundo e do homem ao universo do espírito. É nessa missão de construtor de pontes (pontífice) que Francisco vem surpreendendo a todos a todo momento.

Não há discussões polêmicas e tabus para esse servidor dos céus. Sabedor das agruras diárias da Igreja e dos homens, Francisco, na melhor tradição dos missionários, tem empreendido enorme esforço para manter unido o grande rebanho composto por 18% da população do planeta sob a orientação de sua Igreja. Exemplos desse sacerdócio antenado às aflições e aos desejos humanos da atualidade são demonstrados todos os dias.

Agora mesmo, chega a notícia de que o papa Francisco, em carta enviada a um casal gay de Curitiba, viu com grande apreço a decisão desse casal de batizar seus cinco filhos adotivos na Igreja Católica. ;Desejo felicidades, invocando para sua família a abundância das graças divinas, a fim de viverem, constante e fielmente, a condição de cristãos, como bons filhos de Deus e da Igreja. Envio-lhes a bênção apostólica e peço que rezem por mim;, afirmou Francisco, que, como poucos soube manter o que disse o profeta Lucas 11:23: ;Quem comigo não ajunta, espalha;.


A frase que foi pronunciada

;O Rio de Janeiro e as outras cidades do país precisam
ser ocupadas por professores federais, e não pelas
Forças Armadas federais.;
Senador Cristovam Buarque


Futuro
; Opinião convergente entre Marco Antonio Villa e Armando Castelar. A política está se transformando
em interesse nacional. A preocupação fica por conta da preferência nacional de quem não tem opinião própria. Esses são os que definem as eleições.

Novidade
; Promete a Agência Nacional de Saúde que, ainda em 2017, haverá a portabilidade de planos. A instituição disponibilizou o assunto para opiniões em consulta pública. A mudança não precisa obedecer aos 120 dias a partir do aniversário do contrato. Poderá ser feita a qualquer momento. A carência também terá alterações.

Informação
; Segundo a Organização Internacional do Trabalho, a pesquisa sobre o inchaço da máquina pública por mil habitantes é a seguinte: Finlândia, 251; Reino Unido, 198; Alemanha, 142; e Brasil, 60. Trata-se apenas dos servidores estáveis.

Consumidor
; Ferramentas de sites comerciais, por meio de algoritmos, estabelecem relações de preferências que traçam um conhecimento científico do comportamento do consumidor. Os dados podem trazer uma reviravolta aos novos métodos de abordagem e convencimento.

Release
; Termina, hoje, o I Fórum de Assédio Moral e Organizacional, organizado pelo TSE. O diretor-geral do Tribunal, Maurício Caldas, falou sobre a importância de se discutir esse assunto, que ;tem tomado grande relevância na administração pública e que merece estudo e conhecimento dos gestores para encontrar um caminho de lidar com o assunto e enfrentar os desafios.

História do Brasil
; ;Essas pessoas têm aliados importantes em toda parte, nos altos escalões da República, na imprensa e nos lugares onde a gente menos imagina;, disse o ministro Barroso, sobre os freios para a Lava-Jato. Temos dois caminhos. Nem direita, nem esquerda. A população torce pelo caminho da retidão.

Muita calma
; Por falar em Lava-Jato, Lúcio Funaro é protagonista de um capítulo importante dos episódios da operação. Todo chumbo grosso está sendo devidamente armazenado para explodir no momento certo.


História de Brasília

A dificuldade de troco (cinco cruzeiros) nos ônibus da TCB é um fato lamentável. Geralmente, o trocador fica com o dinheiro e alega falta de troco. Exemplo: o carro 5, linha JK-W3 (938 no para-choque), no trecho do GTB à Rodoviária, negou troco a nove pessoas, das 12h15 às 12h25 de ontem. (Publicada em 4/10/1961)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação